sexta-feira, 6 de novembro de 2009

José Paulo, um embolador de dinastia


José Paulo, 69 anos de idade, natural de Belas (Sintra) onde reside numa casa típica desde que nasceu e onde se localiza a sua oficina, o ‘atelier das bandarilhas’, é um dos mais importantes emboladores do panorama taurino actual.

Esta arte faz parte integrante da festa, sem ela as corridas de toiros não se poderiam realizar, pois os toiros para o toureio a cavalo tem que ser embolados em Portugal. Os famosos ferros das mais variadas cores e formas, os chamados curtos, compridos, palmitos e rosinhas são feitos com um talento e gosto único pela festa brava que o define de forma clara, assim como esta tradição com uma história impar na cultura portuguesa.

Tem como preciosa ajuda neste árduo trabalho que tão poucas vezes é reconhecido, a sua neta, Ana Salomé também aficionada e eximia decoradora das ditas bandarilhas que desde cedo se dedicou na ajuda das artes do avô. Uma dupla extremamente humilde que faz do seu saber e da experiência contada em inúmeras histórias que nos fazem esquecer do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário