sábado, 7 de novembro de 2009

Livro sobre forcados apresentado dia 28


Será no próximo dia 28 de Novembro de 2009 (Sábado) com inicio as 14 horas m que decorrerá na Praça de Touros do Campo Pequeno a apresentação do livro “Forcados: os últimos românticos da festa!” que prima pelo trinómio, conhecimento, inovação e emoção;

Este livro da autoria de Eurico Lampreia, é uma obra literária que versa de uma forma exaustiva a temática dos forcados e a sua crucial relevância no contexto da corrida à portuguesa.

A concepção do livro alicerçou-se no pressuposto de legar um testemunho para as gerações vindouras, numa vertente de um manual de consulta técnica para a “classe” e numa evocação nominativa com recurso à imagem (fotografias) das individualidades que, de uma forma ou de outra, mais se destacaram ao longo da história da forcadagem.

A obra é composta por aproximadamente 800 páginas, profusamente ilustradas com cerca de 800 fotografias, estruturadas em 37 capítulos, repartidos por dois volumes. A obra em causa, dedica cinco páginas ao historial de cada um dos 45 grupos de forcados em Portugal, uma dezena de grupos do México e aos 4 grupos da Califórnia, incluindo também listagens nominativas de todos os praticantes da “classe”, desde os primórdios (1836) até à actualidade.

Na génese dos forcados esteve a 1ª geração, considerados referenciais que iniciaram as maravilhosas páginas da nossa história, constituindo a nossa fonte de inspiração, pelo facto de terem dado corpo, forma e vida aos princípios orientativos da modalidade.

A segunda metade do século XX, entre 1960 e 1990/1995, proporcionou o aparecimento da 2ª geração de forcados, porventura, mais dotados tecnicamente e com elevado sentido de toureio que aportaram à modalidade uma infinidade de processos evolutivos recheados de brilho e colorido na arte de pegar touros, na qual se destacaram forcados carismáticos, que marcaram a nossa cultura e a pátria aquém e além fronteiras, sendo considerada a “Geração d’Ouro”.

O final do séc. XX e inicio do séc. XXI, caracteriza-se pela eclosão da 3ª geração de relevantes forcados, expondo-se de “peito aberto” na arena aos desígnios da vida, alheios aos destinos pela vereda do perigo, a passo certo, arriscando a sua própria vida, em consonância com a lusa-valentia. Além do mais é graças à existência desta geração que a modalidade continua a projectar-se e a perpetuar-se no horizonte futuro.

Na cerimónia de apresentação, a nível nacional, da obra, serão atribuídas 188 distinções de honra, repartidas da seguinte forma:

1.- Galardoando as 92 individualidades que mais se distinguiram ao serviço da Festa, em todos os sectores

2.- Uma rubrica de “êxitos versus tragédias” que premeia os 20 “heróis” que “tombaram” na arena, no pleno desempenho da sua actividade e áqueles que ficaram incapacitados para sempre

3.- Os seis fotógrafos que faleceram de morte natural

4.- Os grupos de forcados de Portugal, México e Califórnia, num total de cerca de seis dezenas de agrupamentos, através das pessoas dos seus cabos

5.- Aos vinte e cinco fotógrafos (taurinos) em actividade, autores das fotografias constantes do livro;

6.- Os oito oradores que intervêm na sessão de apresentação;

7.- Uma poetisa;

8.- As duas sociedades filarmónicas que intervêm na animação ao vivo.

O programa incluirá, projecção em ecrã gigante das 800 fotografias, em “slide-show”, ao longo do evento de apresentação do livro.

São referenciadas as 25 “Dinastias”, famílias de forcados para quem a arte de pegar toiros é uma tradição, atingindo algumas delas 15 elementos.

O livro será editado em quatro idiomas, nomeadamente, Português, Castelhano, Inglês e Francês sendo apresentado em 12 países: Portugal, Espanha, França, México, Califórnia (USA), países lusófonos e em diversos países da América Latina.

Trata-se de uma autêntica obra de arte, produto da simbiose da mais-valia dos textos e do enquadramento na cor, brilho e estética das fotografias.

A aquisição deste livro constitui uma oportunidade única de enriquecer e valorizar a sua biblioteca pessoal, uma obra que reúne todos os condimentos para ficar na história, como uma referência na temática literária dos forcados e da festa brava.

Sem comentários:

Enviar um comentário