sexta-feira, 9 de abril de 2010

Praça cheia no Campo Pequeno



Miguel Alvarenga - A praça do Campo Pequeno encheu e o ambiente é de festa na corrida que abre a temporada na capital, contando-se nas bancadas com as honrosas presenças do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa (que galardoou José Luis Gomes no início do espectáculo) e do secretário de Estado da Cultura, Elísio Sumevielle.
A ser transmitida em directo pela RTP, a noite inaugural da época lisboeta conta, até ao momento, com duas grandes actuações dos cavaleiros António Ribeiro Telles e João Salgueiro e também de uma boa prestação do espanhol Leonardo Hernández (neste momento a iniciar a última lide da noite).
Brilhante tem sido, até ao momento, a actuação dos Forcados Amadores de Lisboa, com uma extraordinária pega (a última da sua carreira) do cabo José Luis Gomes a abrir praça e mais três "caras" notáveis dos forcados Gonçalo Maria Gomes (filho mais velho de José Luis, já retirado e que se fardou especialmente neste dia de despedida do Pai), Francisco Mira (sempre em grande forma!) e João Lucas. Menos brilhante, mas nem por isso a destoar das restantes, foi, à terceira tentativa, pelas dificuldades do toiro, a pega (segunda da noite) do novo cabo Pedro Maria Gomes.
Noa altíssima para os toiros da Herdade de Pégoras, muito bem apresentados e a proporcionar o êxito aos toureiros.
Aprovamos em absoluto o facto de a empresa haver suprimido a demorada cerimónia dos cumprimentos na hora de entrega dos ferros. Acabam-se os tempos mortos e em termos televisivos, no caso de hoje, o espectáculo tem outra dinâmica. Quebra-se a tradição, dirão alguns. Mas há tradições chatas que deviam ter acabado há muito.
Por a empresa, no que consideramos o prosseguimento de um lamentável atentado ao direito de informar, continuar a vetar a presença dos repórteres do jornal "Farpas" na praça, publicamos aqui duas fotos de arquivo de António Ribeiro Telles (na recente corrida da Festa do Forcado em Évora) e do triunfador Grupo de Forcados de Lisboa (há dois anos, no C. Pequeno).

Fotos AF/Fotografia/Arsénio Franco e Inácio Ramos Jr./Arquivo "Farpas"

Sem comentários:

Enviar um comentário