domingo, 4 de abril de 2010

Terrugem: Pouco publico e alguns pormenores


A incerteza do tempo que se fez sentir esta tarde na Terrugem, não deixou que a presença de público fosse a esperada; num festival em que a causa era a solidariedade com a ABAT (Associação de Beneficência Amigos de Terrugem) devia ter estado mais gente.

Homenageava-se também o cavaleiro Sommer D’Andrade, pelos seus quarenta anos de alternativa; estava anunciado no cartel, mas ressentimentos de ultima hora de uma lesão antiga, fizeram com que não pudesse actuar nesta tarde; veio em sua substituição o cavaleiro Tito Semedo que perante um novilho de Sommer executou uma lide bastante correcta, deixando bons momentos de toureio.

Sónia Matias, uma cavaleira com bastante cartel nesta Terra, veio á Terrugem com vontade de triunfar e conseguiu uma lide bastante interessante, em que termina com um bom ferro de violino perante um novilho cumpridor, também da ganadaria de Sommer d’Andrade.

Luís Procuna lidou um novilho de Falé Filipe, em que no capote se destacou num quite por “Navarras”, em bandarilhas executa três pares de bom nível como é seu timbre, em que o terceiro foi um emocionante violino. Na muleta executa uma faena correcta mas que nunca rompeu aquilo que o toureiro desejava pois faltou um pouco de classe ao toiro, ainda assim Procuna deixou ares de bom toureio, e entrando para a história desta praça como o primeiro Matador de toiros que nela actuou depois da sua inauguração. (Pois antes de ser inaugurada já tinham passado por esta arena alguns matadores, só por curiosidade no ano de 1978 estiveram presentes num festival os matadores Armando Soares e Amadeu dos Anjos).

Nuno Casquinha tocou-lhe um novilho da ganadaria de São Martinho, e gostámos de ver este toureio que depois da pausa que fez na sua carreira está aí com vontade; soube aproveitar da melhor maneira as boas condições do novilho, traça uma faena bastante completa logo desde o início, primeiro pela direita e depois baixando a mão, com algumas tandas em redondo, termina uma longa e entretida faena com uma série de naturais intercalando de mão.

Rui Santos é um cavaleiro que mostra sempre grande vontade em fazer tudo com perfeição, teve uma lide muito regular perante um novilho de Manuel Veiga.

António Brito Paes lidou também um novilho de Manuel Veiga, que lhe permitiu uma boa lide que veio de menos a mais, cravou dois emocionantes ferros compridos e nos curtos também deixou ferros de grande nota.

As pegas estiveram a cargo do Grupo de Coruche e de Monsaraz, a primeira foi a única á segunda tentativa, todas as outras foram á primeira, e todas executadas também por rapaziada bastante jovem, que mostrou enorme valor com as emocionantes e correctas pegas que brindaram o público da Terrugem, Foram eles por Coruche: João Mesquita e Paulo Oliveira; e por Monsaraz: André Mendes e Ricardo Cardoso.

O espectáculo foi dirigido pelo Sr. António José Martins assessorado pela Dra. Francisca Claudino. A embolação esteve a cargo de Gastão Miguens.

Sem comentários:

Enviar um comentário