sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vitor Mendes orador em Badajoz


O Clube Taurino Extremenho (Badajoz) organizou um colóquio em que participaram os toureiros Victor Mendes e António Ferrera sob o tema “Lances de capote e tercios de bandarilhas” colóquio este que foi moderado por Fernando Masedo Director do Patronato de Tauromaquia do Ayuntamiento de Badajoz.

O Diestro Português falou da importância do domínio da técnica, referindo que esta é dominada pela grande maioria dos toureiros, ao passo que entrega e talento já são poucos aqueles que possuem estas qualidades.

Sobre o capote referiu que “aquele que domine bem a Verónica, domina com clareza os restantes lances de capote”.

Mendes relembrou o seu inicio em que foi bandarilheiro, onde teve o privilégio de acompanhar, Palomo Linares e Niño de la Capea; depois realizou o sonho de se tornar figura do toureio, com o selo de toureiro poderoso e completo em todos os tércios, mas fundamentalmente como “toureiro/bandarilheiro” facto que não considera de forma alguma depreciativo. Os presentes tiveram o privilégio de assistir a uma fabulosa aula prática de como se deve bandarilhar um toiro, dada pelo Maestro Português.

Justificou também o seu regresso este ano para fazer algumas corridas, como uma necessidade natural de quem é e sempre será toureiro; já se sabe que um destes acontecimentos vai ser em Bilbao onde lidará um toiro da Ganadaria Portuguesa de Palha.

Ferrera depois de questionado pelo público também foi da opinião de que o tércio de capote está um pouco subvalorizado, dando-se hoje em dia mais importância á parte final de uma lide, no entanto o toureiro considera de mais importância uma lide em que se inicie com um bom tércio de capote. Sobre as bandarilhas, em que é exímio executante, disse que “jamais as coloca para que consiga que o triunfo seja mais fácil” vincou também que: “desde que sai o toiro á praça, tudo aquilo que faz é com a mesma intensidade.”

Foi assim este entretido colóquio com Victor Mendes e António Ferrera, toureiros de épocas diferentes, mas com muitas características idênticas, entre elas, a garra, a técnica, a toreria, e a intensidade contagiante como vivem o toureio.

Sem comentários:

Enviar um comentário