sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Curso de Jornalismo Taurino na Universidade Complutense com o apoio da Fundação Joselito


Na Universidade Complutense de Madrid existe um Curso de Jornalismo Taurino.

Para este ano os responsáveis do curso assinaram um acordo com a empresa de Valdemorillo para que os alunos do curso sejam aceites como informadores taurinos e assim disponham de livre acesso às corridas da Feira de Valdemorillo 2011, bem como aios actuantes na mesma no final de cada corrida. Desta forma os estudantes poderão realizar crónicas e breves noticios que serão depois analisadas e corrigidas pelos professores que lhes deram as aulas teóricas.

O curso da Complutense tem o Patrocinio da Fundação Joselito, do Metro de Madrid e da Comunidade de Madrid.

Já antes os alunos do curso tiveram aulas práticas num tentadero realizado na ganadaria de Vitorino Martin.

Com estas actividades procura-se aproximar os alunos a um jornalismo real e relacionar esse jornalismo com a parte taurina nos seus diversos aspectos: empresarial, cultural, ganadero e artistico.

Impressiona ver a diferença entre a Festa espanhola e a portuguesa e o nível a que cada uma está. Em Portugal a Festa não sustenta mais que 2 ou 3 jornalistas taurinos, os nossos agentes queixam-se da falta de qualidade que existe mas ficam-se por aí. Em Espanha uma Universidade de referência tem um curso especifico dedicado à Festa e uma grande figura do Toureio é quem patrocina esse curso, estando as empresas abertas a apoiar a realização do curso e os toureiros disponíveis para serem cobaias de futuros jornalistas. Diferenças...

Sem comentários:

Enviar um comentário