sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Romaria a cavalo Moita - Viana do Alentejo no final de Abril


A XI Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo realiza-se, este ano, entre os dias 27 de Abril e 1 de Maio, com chegada a Viana do Alentejo no dia 30 de Abril.

Normalmente a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo decorre por ocasião dos festejos que ocorrem no Santuário de Nossa Senhora d’Aires, no último fim-de-semana de Abril, mas, este ano, o último fim-de-semana do mês de Abril (sábado e domingo), coincide com a Páscoa e na semana Santa (entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa) os actos litúrgicos estão condicionados, não sendo mesmo permitidos, entre quinta-feira e domingo (excepto à noite), o que inviabilizava a realização da cerimónia de chegada da Romaria a Viana do Alentejo e a procissão. Desta forma, e por sugestão das Paróquias da Moita e Viana do Alentejo, os festejos em Honra de Nossa Senhora d’Aires serão realizados no fim-de-semana de 30 de Abril e 1 de Maio.

De referir que a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo veio retomar uma antiga tradição existente na vila da Moita, inicialmente de carácter religioso, que fazia deslocar centenas de romeiros com os seus animais a Viana do Alentejo, para que fossem benzidos durante a procissão em honra de Nossa Senhora D’Aires (padroeira dos animais). Nos dias de hoje, a Romaria a Cavalo assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio e o divertimento entre as centenas de participantes de todo o país e até mesmo do estrangeiro.

A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo é promovida por uma Comissão Organizadora, composta pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação de Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário