segunda-feira, 2 de maio de 2011

Crónica do Concurso de Ganadarias Alentejanas no Redondo

Praça de Toiros: Coliseu de Redondo.
Data: 30 de Abril de 2011, pelas 17:30 horas.
Empresa: Associação Tauromáquica do Redondo.
Ganadarias a concurso: Infante da Câmara, Cunhal Patrício, Murteira Grave, São Torcato, Eng.º Luis Rocha e Herdade de Pégoras.
Cavaleiros: Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol e Tiago Carreiras.
Grupo de Forcados: Amadores de Montemor e Redondo, capitaneados respectivamente por José Maria Cortes e João Santana.
Assistência: ¾ de casa.
Banda: Sociedade União Montoitense.
Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. Lourenço luzio, assessorado pelo Médico Veterinário Dr. João Infante Ferreira.

Foi numa tarde de chuva, mas a coberto da mesma, que se realizou este primeiro concurso de ganadarias Alentejanas, no renovado Coliseu do Redondo, com uma boa casa e um bom cartel. Respeitou-se um minuto de silêncio em memória da Ganadera Maria Filomena Lopes Andrade e pela antiga glória da Forcadagem, o Estremocense António Lapa.

Saiu á praça, o primeiro toiro com o ferro de Infante da Câmara, que tinha aprasentação aceitável, mas pouca força e que manseou, servindo ainda assim para a lide. Joaquim Bastinhas teve uma lide regular mexendo pouco no toiro, e também sem o seu entusiasmo habitual. Os compridos foram regulares e depois esteve melhor nos curtos, em especial o quarto, terminando com o par de bandarilhas que empolgou o público, mas longe daquilo que nos habituou. Para pegar este toiro, o G.F.A. de Montemor, escolheu o jovem Francisco Borges. Foi uma grande pega! Francisco fez tudo como manda as regras. Citou com galhardia, o toiro arranca e pára e o forcado sem se emendar continua a falar e citar, para depois mandar na investida, fechando-se á cornea muito rijo, mesmo com o toiro a levantar a cara e com o grupo a corresponder muito acertadamente.

Luís Rouxinol, foi o senhor que se seguiu num toiro de Cunhal Patricio, que esteve bem apresentado e que foi bravo sem deslumbrar, indo depois a menos durante a lide. Rouxinol aproveitou-lhe as boas investidas iniciais para lhe rubricar uma lide de boa nota. Teve boa brega e bons compridos, sendo depois o segundo curto o seu melhor ferro, bem rematado com uma pirueta na cara do toiro. Prolongou a lide demais mas variando as sortes com um violino e o par de bandarilhas, mas já tinha o hastado praticamente parado. Pelo G.F.A. do Redondo foi cara Nuno Oliveira, que começou por citar com o toiro de costas, não mandando na investida e recebendo o toiro com um ligeiro salto, mas dapois fechando-se bem e com garra, aguentou a investida com pata do toiro com as ajudas a corresponderem bem fechando a pega á primeira tentativa.

O terceiro toiro da corrida vinha da Herdade da Galeana, com o ferro Murteira Grave. Tinha uma apresentação correcta, pecando apenas por ser curto de pata, e foi bravo e nobre. Coube a Tiago Carreiras, que teve uma lide em crescendo, e de alguma qualidade, com 2 bons ferros compridos e começando com o 1º curto mal cravado. Depois subiu o nivel com a brega chegada do cavalo Quirino que entusiasmou o público. Destaque para o terceiro e quinto ferros curtos. Pegou este toiro pelos Amadores de Montemor, João Braga que citou bonito mas sem mandar vir o toiro, fechando-se com garra e decisão e com o grupo a ajudar bem.

O quarto da tarde pertencia ao ferro de São Torcato e saiu com a divisa preta em singela homenagem á falecida ganadera. Tinha uma apresentação correcta, e foi pouco bravo, mas colaborante na lide sem complicar a vida a cavaleiro e forcado. Bastinhas esteve melhor nesta segunda lide. Apesar dum 1º comprido mal cravado foi melhorando a qualidade dos ferros e terminou com a alegria habitual, mesmo sem cravar o par de bandarilhas. Pegou de caras pelos Amadores do Redondo, Ricardo Prior que citou bonito, mas sem mandar e falando pouco ao toiro, mas depois recebeu bem o toiro á córnea aguentando os derrotes, para depois o grupo corresponder bem nas ajudas.

Da herdade da Machôa vinha o quinto hastado com o ferro Eng.º Luis Rocha e tinha boa apresentação. Foi um toiro manso mas com casta que serviu para lide. Luis Rouxinol começou com 3 compridos regulares, para depois preparar bem as sortes seguintes e cravar ferros de boa nota, ao estribo como mandam as regras, terminando com um palmito de qualidade, mas que já estava a mais na lide pois o toiro tinha-se parado. Noel Cardoso do G.F.A. de Montemor, pegou á terceira tentativa com ajudas carregadas resolvendo a papeleta. Nas 2 anteriores tentativas o forcado citou bem e mandou vir fechando-se á córnea e saindo da cara com um segundo derrote seco e para baixo, chegando também as ajudas ligeiramente tarde. Recusou a volta com muita dignidade.

O último da tarde pertencia á ganadaria da Herdade de Pégoras e tinha muito boa apresentação. Era um manso encastado e “burriciego” que vinha á voz e mesmo assim serviu bem para a lide. Tiago Carreiras mesmo sem a estrela da quadra teve uma boa lide e conseguiu entusiasmar muito o público. Ferros de boa execução, principalmente nos curtos e o primeiro do tércio, fizeram o jovem de Casa Branca rubricar uma boa faena, saindo da arena do Redondo com muita boa nota. Pelo G.F.A. do Redondo saiu para pegar este toiro Carlos Polme, que citou bonito e a falar bem ao toiro, sendo depois desfeiteado com um primeiro derrote forte. Volta para a segunda tentativa, falando ao toiro que procurava o forcado mas não o via, fechando-se desta vez melhor mas já com as ajudas carregadas resolvendo bem mas sem brilho.

O Mais e o Menos da Corrida:

+ O bom ambiente da corrida e as condições da praça.

– Falta de informação acerca dos toiros(peso, n.º, idade, etc.) numa corrida Concurso de Ganadarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário