segunda-feira, 15 de junho de 2009

Reguengos em dia de Portugal


- Praça de Toiros: Reguengos de Monsaraz

- Data: 10/06/2009

- Empresa: Toiros e Tauromaquia

- Ganadaria: Eng. Luís Rocha

- Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e o rejoneador Leonardo Hernandéz

- Grupos de Forcados Amadores: Monsaraz e Cuba comandados pelo Exmos. Srs. David Rodrigues e José Horta

- Assistência: 1/2 casa

- Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. Júlio Gomes assessorado pelo médico veterinário Dr. João Moreira da Silva

- Banda de música: Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense
O António Ribeiro Telles tocou-lhe o pior lote, no seu primeiro toiro que foi manso e distraído, bregou bem nos curtos, e conseguiu colocar dois ferros ao estribo de valor que chegaram ao público, no seu segundo em que dedicou a lide ao Presidente Vitor Martelo, teve pela frente um toiro distraído, onde se salientou com a troca de montada com o seu cavalo Santarém, cravando ferros curtos em terrenos de aperto.
Rui Fernandes que dedicou a sua primeira lide ao homenageado, teve uma lide sem transmissão muito por culpado do hastado, tentou fazer a lide possível com alguns ferros curtos de inspiração. No seu segundo adoptou uma postura mais de rejoneo com várias batidas ao piton contrário, as quais o público agradeceu com palmas. Teve pormenores de toureiro principalmente no que toca à utilização de bandarilhas espanholas.
Leonardo Hernandez veio com ganas de triunfar e triunfou graças ao rejoneo de exibição que executou…ou se quer toureio sério ou se quer toureio circense…A verdade é que o público exultou com a sua maneira te tourear e surpresa…Leonardo foi o triunfador e contra isso é impossível lutar…os 6 violinos que Leonardo executou e as batidas ao piton contrário levaram as bancadas a aplaudir de pé….Enhorabuena Torero!!!
No capítulo da forcadagem, iniciou o GFA de Monsaraz por intermédio do Cabo David Rodrigues, citou de meia praça e mandou no toiro, fez uma pega correcta ao 1º intento. Para o 3º toiro foi Hugo Torres, citou de largo e o toiro arrancou-se prontamente, tendo o forcado de cara reunido mal com o hastado, na 2ª tentativa após o toiro ser colocado em 3 sítios diferentes para a pega, acabou por ser pegado com as ajudas carregadas. No 5º toiro foi Luís Rodrigues (Pombo) que consumou com eficácia à 1ª tentativa.
O GFA da Cuba pegou o 1º toiro que lhe competia por intermédio de Valter Guerreiro à 2ª tentativa, tendo o forcado da cara saído na sua 1ª tentativa nas segundas ajudas sem razão aparente. Para o 4º toiro da Corrida foi Célio Santos, com garbo e galhardia executou uma pega limpa à 1ª tentativa, merecida volta à praça. No último da tarde montou-se a barraca, toiro suave, na primeira tentativa o forcado de cara José Maria Rocha esteve muito bem e as ajudas viraram costas, 2ª tentativa mais uma vez o mesmo problema, 3ª tentativa falta de vontade de pegar o toiro por parte das ajudas, 4ª o toiro manso e mal colocado e o Grupo a ouvir uma enorme assobiadela, 5ª tentativa os cabrestos na praça e o GFA da Cuba a consumar a sesgo de recurso..
Justifica-se tanta tourada para tãos parcos recursos…???
O Mais e o Menos

+ da Corrida – A vontade de Leonardo Hernandez em triunfar….rejoneando, o público quer o público tem!!!

- da Corrida – A publicidade nos pesos dos toiros e o pouco público num cartel que justificava casa cheia…em dia de Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário