domingo, 16 de agosto de 2009

A arte de Juan Mora da cabeça aos pés


A Praça de Touros de Las Ventas em Madrid, recebeu este Sábado uma corrida de touros que contou com cerca de meia casa.
Lidaram-se touros de Maria Carmen Ca,acho Garcia, encaste Neñez. Os touros sairam brancos, alguns mansos investindo com a cara por alto e as mãos pela frente, chegando à muleta parados. Tirando o terceiro, que se aguentou até ao final.
Cersar Giron, de branco e prata, obteve ovação e palmas. Filho do rejoneador António Ignacio Vargas e neto do maestro Cesar Giron, nasceu em Sevilha e confirmou esta tarde a alternativa com um touro de nome Cariñero, n.º24, listão e de peso 528Kg. O grande susto veio no primeiro touro quando lanceava à verónica. O touro agarrou-o pela cintura da mesma maneira que Israel Lancho, sendo momentos de grande angustia. Mas afortunadamente ficou só pelo susto. Esteve digno, toureando com a muleta. No seu segundo, nada põde fazer perante um touro que se parou.
Juan Mora, de azul e ouro, obteve ovação e ovação. Nasceu em Plasencia. Há seis anos que não toureava em Madrid. Toureiro de muita arte e toureria, poucas vezes se veste de luzes, mas leva a grandeza do toureio na cabeça. Foi recebido depois do passeillo com uma forte ovação. O seu quite no primeiro como no sexto foram de grande beleza, esperava-se assim uma grande tarde, mas os touros não colaboraram. No seu primeiro foi desarmado com o capote, o touro foi por ele e Juan Mora andando devagar foi quebrando as investidas do touro com o seu corpo, até entrar no burladero com carte. Com a muleta, houve bons trincherazos de joelhos em terra e alguns muletazos pelos dois lados. No seu segundo, nada pôde fazer a um touro que chegou à muleta parado e sem forças para investir. Foi pena, porque o touro tinha algo de nobreza.
Jose Luis Moreno, de rosa e ouro, obteve orelha e palmas. Nasceu em Cordoba. Outro toureiro injustamente esquecido pelas empresas, pois tem muito para dizer, tanto no capote como na muleta tem bom corte de toureiro e gosta de tourear. Assim o demonstrou com o capote e muleta pelo lado direito. É pena não tourear mais corridas. Matou com uma grande e verdadeira estocada. No seu segundo, nada pôde fazer ao manso insonso e sem forças. Deixou bom sabor em Madrid.

Sem comentários:

Enviar um comentário