sábado, 8 de agosto de 2009

Coliseu do Redondo - Corrida das "Ruas Floridas"


Integrada nas Festas Populares das Ruas Floridas, realizou-se no recém-inaugurado Coliseu do Redondo uma corrida de toiros, que registou uma boa entrada de público(+ de ¾ da lotacão estava preenchida), com uma boa parte não residente que puderam pela 1ª vez ver in loco as excelentes condições que o novo recinto multiusos oferece.
Bom ambiente e muita juventude e caras bonitas nos tendidos.

ANTÓNIO TELLES abriu a corrida lidando um toiro sério e com trapio; recebeu-o de frente para a porta dos curros, sem ajuda dos bandarilheiros, e cravou-lhe um bom comprido, dado que o toiro rompeu praça.Continuou a lide deixando mais dois ferros compridos, mas o toiro já denotava pouca raça e muito reservado, sendo necessário pisar-lhe terrenos para a consumacão das sortes. Boa brega e apenas três ferros curtos nesta primeira lide do Maestro da Torrinha. A segunda lide foi sempre em crescendo, o toiro saiu algo debilitado dos curros (recompôs-se com o decorrer do tempo) e a mesma começou morna nos compridos, para depois de mudar de montada assistirmos a uma verdadeira lição de toureio clássico (genuíno e nosso). Boa brega, com excelente equitacão, cites de frente, e cravagem ao estribo, levantando bem a mão.

LUIS ROUXINOL atravessa um grande momento de forma, e por isso os triunfos sucedem-se naturalmente.Ontem rubricou duas boas lides, mas distintas. Na primeira o toiro não ajudou, cedo mostrou desinteresse pela montada e parou-se nos médios; foi necessário o ginete de Pegões pisar terrenos de compromisso;de frente entrou pela cara do hastado e deixou ferragem curta de muito valor.O ferro de palmo a fechar esta 1ª lide foi disso o exemplo. Com o quinto toiro da noite, o de melhor comportamento, Rouxinol triunfou forte, com toureio alegre e vibrante.O toiro, codicioso, arrancava de pronto e o cavaleiro pôde desenvolver boa brega, levando o toiro empapado na garupa da montada e lateranzilando para um lado e para outro, pondo o público em delírio nas bancadas. Bons ferros curtos e o habitual ferro de palmo, seguido do par de bandarilhas, encerraram esta primeira passagem pelo Redondo.

JOÃO TELLES JR. não foi feliz na lide do terceiro da noite, toiro sério mas também a mostrar desinteresse das montadas e que transmitia pouco, daí a lide ter decorrido com altos e baixos; os ferros curtos foram de boa execução, mas depois teve dificuldade na escolha de terrenos e distâncias para cravar a ferragem curta. O público demonstrou o seu desagrado e ouviram—se assobios . Para a sua segunda lide, última da corrida, Telles Jr. veio com disposição para triunfo e consequentemente emendar o menos bom da 1ª lide. Teve toiro, dado que o mesmo (propriedade de seu avô, Mestre David Ribeiro Telles), cumpriu bem permitindo uma boa actuação que começou logo com a ferragem comprida.Trocou de montada e depois assistimos a uma série de ferros curtos de valor, com a habitual entrada ao piton contrário. Sucederam-se o ferro de violino (que não ficou por ter batido noutro que estava cravado no toiro) seguido do de palmo à meia-volta, fechando a actuação com um par de bandarilhas a duas mãos.

Em competição para as pegas estiveram em praça os amadores de Évora (apresentaram-se pela 1ª vez na antiga praça do Redondo em 11 Agosto de 1963), que não tiveram uma noite redonda. NUNO LOBO pegou à 1ª , fechando-se bem à córnea, com o toiro a derrotar e o grupo a tentar fechar –se o mais rápido possível. FRANCISCO GARCIA, apesar da sua larga experiência, apenas à 3ª tentativa consumou a pega, a um toiro que derrotava forte e com a cara alta, não permitindo a entrada das ajudas. ANTÓNIO ALFACINHA esteve mal a receber o toiro que arrancou muito de largo e depois não deu veleidades ao forcado.Corrigiu e já em distância correcta e mandando na investida fechou-se bem com o grupo a demonstrar boa coesão.

Os Amadores do Redondo voltavam a actuar perante o seu público, e se na corrida de inauguração do tauródromo as coisas não tinham corrido como desejavam, desta vez estiveram bem melhor, o que se sauda. JOÃO AZARUJA fechou-se bem sem dificuldades à 1ª, com o toiro apenas a empurrar. ROBERTO MATALOTO pegou à 2ª , depois de na tentativa anterior não ter reunido correctamente, ficando descomposto da cara do toiro. Finalmente JOÃO CARRIÇO encerrou a prestação do grupo da terra, consumando à 1ª tentativa uma pega fácil ( a sua última dado que no final despiu a jaqueta debaixo de fortes aplausos das bancadas);citou bem e fechou-se à barbela, com o toiro apenas a empurrar.

Estavam em disputa dois prémios; “Simão de Veiga Jr” para a melhor lide, que foi atribuído ao cavaleiro Luís Rouxinol e o prémio “Miguel Capinha Alves” para a melhor pega, que foi atribuído ao grupo do Redondo ( ficando na dúvida dos presentes a quem realmente se destinou, pois primeiramente foi entregue na mão do forcado João Carriço e posteriormente este entregou-o ao cabo João Santana).

O curro de toiro enviado pela ganadaria de David Ribeiro Telles, divisa vermelha e preta, estava bem apresentado, 4 anos de idade e com seriedade e trapio, tendo-se destacado os lidados em 5º e 6º lugres, respectivamente.
Dirigiu a corrida a antiga glória dos toureiros de prata Sr. José Tinoca, assessorado pelo médico-veterinário Dr. Matias Guilerme

A embolação e ferragem da corrida foi da responsabilidade do sempre alegre e divertido Sr. Gastão Miguens.

Sem comentários:

Enviar um comentário