domingo, 9 de agosto de 2009

Corrida do emigrante com casa cheia


- Praça de Toiros: Campo Pequeno, em Lisboa

- Data: 6 de Agosto de 2009, às 22H15 horas

- Empresa: Sociedade do Campo Pequeno, S.A.

- Ganadaria: 6 Toiros de Branco Núncio

- Cavaleiros: Luís Rouxinol, João Salgueiro e Tiago Carreiras

- Grupos de Forcados: Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Chamusca e Alter do Chão, capitaneados por Adalberto Belerique, Nuno Marques e José Luís Sramago, respectivamente

- Assistência: Praça Cheia

- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Alberto Bartisol, assessorado pelo médico veterinário Dr. Patacho Matos

- Banda: Samouco
Foi com o Campo Pequeno cheio que se realizou mais uma corrida de toiros dedicada ao Emigrante.
Apesar de ser uma corrida televisionada o público não deixou de comparecer em grande número, enchendo por completo a praça de toiros Lisboeta, muita gente nova, jovens aficionados e gente gira deram alegria ás bancadas, uma grande parte com a T-Shirt do momento vestida, dizendo, “SOU PORTUGUES SOU AFICCIONADO.” (versão masculina e feminina)
Saíram à praça seis “Núncios” bem apresentados no geral, o 1º pesava 544kg, 2º 524kg, 3º 582kg, 4º 558kg, 5º 562kg e o 6º 516kg.Foram toiros com pouco andamento e não comprometeram os cavaleiros nem os forcados, deixaram-se lidar, mas não transmitiram a emoção necessária para o êxito da corrida.
Luís Rouxinol foi mais uma vez mostrar ao público lisboeta por que é figura do toureio a cavalo, a poder com todos os toiros e a entende-los, o cavaleiro de Pegões desenrolou duas lides de saber e de entendimento dos terrenos do toiro.

Cravou bons ferros curtos com destaque para o violino e o par de bandarilhas em terrenos apertados, no 4º da noite.
João Salgueiro atravessa um bom momento mas um pouco irreconhecível pela maneira exuberante como celebra após a cravagem dos ferros, não foi este Salgueiro que muitos aficionados se habituaram a ver mas, enfim. Esteve à altura dos seus dois oponentes e deu-lhes as lides acertadas, cravou ferros com emoção e toureria.
O praticante Tiago Carreiras foi ao Campo Pequeno mostrar respeito e esteve à altura dos seus dois alternantes, desenvolveu duas boas lides com ferros de emoção e bem rematados, o 3º ferro curto no 1º da ordem, é digno de nota e destacou-se no último com o cavalo craque da sua quadra o Quirino.
Em praça estiveram três grupos de forcados, Amadores de Tertúlia Tauromáquica Terceirense capitaneados por Adalberto Belerique, Amadores da Chamusca capitaneados por Nuno Marques e Amadores de Alter do Chão capitaneados por José Luís Saramago.
Abriu praça o forcado César Fonseca da T. T. Terceirence, caminhou com serenidade para o toiro mas não esteve bem na reunião, não conseguindo assim fechar-se, na segunda tentativa está mal a receber o toiro que lhe põe mal a cara, fez luxação no ombro e foi dobrado pelo forcado João Pedro Ávila que na primeira tentativa está bem mas o toiro dá um derrote alto e tira-lhe a cara, consegue consumar a pega à segunda tentativa. Para a cara do segundo da ordem foi o forcado José Vicente esteve bem diante do toiro e fez uma boa pega à primeira tentativa.
Pelos Amadores da Chamusca foi para a cara do segundo toiro da noite o forcado Rui Pedro, o toiro saiu pronto e o forcado esteve bem com ele consumando a pega à primeira tentativa. Para o quarto toiro da noite foi para a cara o cabo Nuno Marques que diante de um bonito exemplar da ganadaria Núncio fez uma grande pega, é assim que se pegam os toiros, e assim até parece fácil, andou com serenidade, mostrou-se mandou e carregou quando quis, fechou-se com decisão e querer até às tábuas.
Os Amadores de Alter do Chão por intermédio de Elias Santos que foi para a cara do quarto toiro da noite, não esteve em noite afortunada, não recebeu o toiro nas melhores condições e veio sempre descomposto na viagem e, com o toiro quase parado pôs-se na cara do toiro, deveria ter repetido a pega, a prova disso é que o público assobiou o grupo, quando este saltou à arena para pegar o último toiro da noite. Para fechar praça saltou o forcado Sérgio Pires que no momento da reunião deu um salto para cima do toiro e tinha um 1º ajuda que estava a dar todas as vantagens, mas quase que parecia um corredor de fundo, a correr para cima do forcado da cara, assim que o toiro lhe pôs a cara, efectuaram a pega sem dificuldade à primeira tentativa.
O Mais e o Menos

+ A praça cheia (a quarta consecutiva)

+ A brega do bandarilheiro David Antunes (que muitos jovens praticantes a, e bandarilheiros, devem colocar os olhos)

+ A pega de Nuno Marques

- A prestação dos Amadores de Alter do Chão na primeira Praça do País

- O exceso de voltas que alguns cavaleiros dão ao redondel após cravarem os seus ferros, principalmente nos últimos ferros

Sem comentários:

Enviar um comentário