terça-feira, 11 de agosto de 2009

Faz hoje 35 anos que morreu José Falcão


Faz hoje 35 anos que morreu a tourear o matador de toiros português José Falcão.
José Falcão nasceu em Povos, Vila Franca de Xira, no dia 31 de Agosto de 1942, e desde cedo mostrou vontade de ser toureiro. Debutou a 20 de Maio de 1962 no Montijo diante de novilhos da Casa Agrícola Monte Frio.Debutou com picadores em Mérida a 15 de Maio de 1967 anunciando-se com Gabriel de la Casa e Juan Carlos Beca Belmonte na lide de novilhos da ganadaria de José Escobar.Em 1968 José Falcão realizou a desejada apresentação em Las Ventas, de onde saiu por uma vez em ombros e nesse mesmo ano tira a alternativa de matador de toiros. Foi no dia 23 de Junho em Badajoz que José Falcão recebeu das mãos de Paco Camino a tão desejada alternativa. Teve como testemunha o também malogrado matador de toiros Francisco Rivera “Paquirri”, numa tarde onde se lidaram toiros da ganadaria portuguesa de Cunhal Patrício. José Falcão confirmou a alternativa em Madrid a 27 de Julho de 1969, tendo como padrinho Vicente Puzón e Aurélio Garcia como testemunha, lidando toiros da divisa portuguesa de Murteira Grave. Confirmou também na Monumental do México a 13 de Dezembro de 1970 tendo como padrinho Joaquín Bernadó e testemunha Antonio Lomelín na lide de toiros de Zacatepec. José Falcão foi um toureiro poderoso e honrado, com capacidade nos 3 tercios. Morreu a tourear numa trágica colhida sofrida na Monumental de Barcelona no dia 11 de Agosto de 1974, faz hoje 35 anos.
O toiro Cuchareno de 506 kgs da ganadaria de Hoyo de la Gitana, infligiu-lhe uma fatal cornada na femoral colocando termo a uma carreira séria que vinha em crescendo dia após dia.
José Falcão tinha 32 anos, contava muitos amigos, era casado com uma catalã e deixou uma filha. Estas nunca deixaram de visitar Vila Franca e os pais de José Falcão.

3 comentários:

  1. Parabens primo........ pena que ja não estejas entre nós.. Ainda tinhas tanto para mostrar ....descansa em paz....
    jokafalcao

    ResponderEliminar
  2. Quem alguma vez viu José Falcão numa praça de touros não esquece a sua forma inimitável de tourear. Na altura era miúdo e ainda me lembro disso, bem como deixava o público hipnotizado durante as suas faenas.

    Que Deus o tenha em bom lugar.

    ResponderEliminar
  3. peço desculpa mas hoje faz 39 anos que morreu José Falcão em Barcelona descanse em paz maestro

    ResponderEliminar