domingo, 23 de agosto de 2009

João Salvação "reapareceu" nas Caldas




Solange Pinto - Dois dias depois de ter tido alta do Hospital de São José, o valente cabo do Barrete Verde de Alcochete, João Salvação, "reapareceu" ontem à noite nas Caldas da Rainha, assistindo da barreira à 13ª Corrida de Verão "Olá!/Semanário", tendo sido brindado por cavaleiros e forcados.
O popular "Ninan" perdeu a visão do olho esquerdo, vítima do pau de uma bandarilha comprida, quando pegava o primeiro toiro (de Rio Frio) da última corrida das festas do Barrete Verde e das Salinas em Alcochete, no dia 13.
O acidente veio reabrir a polémica das bandarilhas e o empresário João Pedro Bolota, também ele cego de um olho por causa de uma farpa, recordou esta semana em comunicado que já há um ano solicitou à IGAC e à ANGF que se experimentassem as bandarilhas de segurança e os ferros compridos com mola inventados pelo embolador António Estorninho. A experiência, agendada para uma novilhada no Montijo, não foi autorizada pela IGAC... nem mais ninguém se importou com isso. "Todos lamentam, mas ninguém faz nada", diz Bolota no referido comunicado, acrescentando que "chegou a altura de dizer basta!".
"Seja a ANGF (associação de forcados), seja a APET (associação de empresários, recentemente relançada), seja quem for, deverá de imediato solicitar uma autorização especial para que as bandarilhas e ferros compridos de segurança sejam utilizados de imediato. Caso não o façam, serão todos responsáveis e coniventes com estes acidentes, como já o são", alerta João Bolota.
Fotos João Dinis

Sem comentários:

Enviar um comentário