domingo, 16 de agosto de 2009

Noite de Algarvios em Castro Marim


Com casa cheia (praticamente esgotada) realizou-se no passado dia 14 de Agosto, a segunda de duas corridas organizadas pela Toirolindo dos algarvios Inácio Ramos (pai e filho), um concurso de pegas onde foi atribuído por unanimidade pelo júri do concurso o troféu para o melhor grupo aos Amadores de Cascais e onde participaram também o Real Grupo de Moura e os Amadores de Beja, frente a seis toiros Passanha com pesos entre os 460 e os 560 quilos de boa apresentação mas no geral a serem mansos e reservados, em praça os cavaleiros João Salgueiro, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves e Isabel Ramos.
Uma noite de triunfo algarvio, primeiro pela excelente organização (como vem sendo hábito) da Empresa Toirolindo, com tudo cuidado ao pormenor, excelente iluminação, uma Banda de Musica (Castro Marim), informação sonora na praça, depois os triunfos dos cavaleiros algarvios, Filipe Gonçalves (Albufeira) e Isabel Ramos de Vila Real de Santo António.
Abriu a corrida uma lide a duo entre João Salgueiro e Filipe Gonçalves, onde os dois cavaleiros deram uma lide agradável com bom entendimento, recriando-se frente talvez ao melhor toiro da noite. No que toureou a só Salgueiro, andou esforçado, sem matéria prima para puder brilhar, restou ao cavaleiro de Valada toda a sua afficion para conseguir uma lide do agrado do digníssimo, pisando terrenos de compromisso, frente a um astado que cedo se fechou em tábuas.
Rui Fernandes recebeu o seu “Passanha” dobrando-se com ele deixando-o no centro do ruedo, um toiro manso perdido sem investida que criou crença em médios, de lá não saindo, Fernandes deu então a lide possível, andando esforçado, entrando por terrenos do toiro em sortes frontais, tentando arrancar a pouca investida do seu oponente, deixando a ferragem da ordem com reuniões limpas, rematou a lide com um par de bandarilhas. Na lide a duo com Isabel Ramos, ambos os cavaleiros mostraram bom entendimento de lide, com especial destaque para a algarvia com sortes frontais a deixar a ferragem bem colocada.
Isabel Ramos, uma vez mais jogando em casa e frente aos seus conterrâneos de Vila Real de Santo António, enfrentou um “Passanha” sem investida como os seus irmãos, no entanto a “Princesa das Arenas” voltou a triunfar, entendeu bem o seu oponente e em sortes frontais com ligeira batida, deixou a ferragem em reuniões justas e limpas.
Filipe Gonçalves encerrou a noite de Castro Marim, depois de ver ser devolvido aos curros o seu toiro que lhe caíra em sorte, devido a problemas de locomoção nos quartos dianteiros, tendo lidado então o “Sobrero” que tal como o primeiro da noite foram os menos mansos, Gonçalves, escolheu bem os terrenos ao toiro, dando uma lide em crescendo, preparando as sortes recriando-se com adornos tanto do agrado do digníssimo.
Nas pegas estiveram em competição os grupos de Moura, Cascais e Beja, sendo atribuído o troféu ao melhor grupo, pelo júri e por unanimidade ao Grupo de Forcados Amadores de Cascais.
Por Moura foram solistas Valter Rico à terceira e Daniel Olhitos à primeira, por Cascais Bruno Cantinho à primeira e Luís Camões à segunda e pelos Amadores de Beja Aurélio Mendes à terceira e José Miguel Falcão à primeira.
Dirigiu este espectáculo o Sr. Agostinho Borges com o Médico Veterinário Dr. Carlos Santos, estando a embolação e a ferragem a cargo de José Alcachão.

Sem comentários:

Enviar um comentário