quinta-feira, 1 de abril de 2010

Grupos de Forcados dos Riachos reaparece e sonha ir a Lisboa


A castiça Vila ribatejana de Riachos volta a ter Grupo de Forcados.

Falámos com o Cabo, Ricardo Capoulas Barreto, nas vésperas do primeiro treino do Grupo que se realizará este Sábado, que nos disse que "a Vila de Riachos sempre teve muita afición taurina e deu muitos forcados à Festa pelo que este reaparecimento de um Grupo na terra além de fazer sentido está a ser muito bem acolhido". À pergunta do porquê do aparecimento do Grupo agora Ricardo Capoulas Barreto disse-nos que "como sabem o Grupo dos Riachos participou na inauguração do Campo Pequeno em 1892 pelo que daqui a duas temporadas comemoramos 120 anos e quisemos começar nesta temporada para chegarmos daqui a dois anos mais rodados e fazermos a comemoração desse aniversário condignamente".

A maior dificuldade inicial está a ser a entrada na ANGF. Na opinião do Cabo dos Riachos isso deve-se à questão da antiguidade do Grupo: "acho que estamos a ser boicotados por grupos como os Amadores da Moita e do Ribatejo, que são de 1903 e 1905. Como nós somos de 1892 isso retira protagonismo a estes grupos, que além disso não querem sair à nossa esquerda nas cortesias."

O grande sonho dos Amadores dos Riachos é pegar no Campo Pequeno. "Conforme disse anteriormente o nosso grupo inaugurou a Praça do Campo Pequeno e por isso sentimos que temos legitimidade para pegar em Lisboa. Aliás, já falei com a empresa a quem comuniquei que a Junta da Freguesia está na disposição de ceder 5 autocarros para que a malta da terra nos vá ver e esperamos que este argumento pese. Numa corrida com 3 Grupos, pegando só 2 toiros, podemos ter uma boa prestação. Pegar mais do que 2 é que nesta altura é ainda complicado mesmo contando com a experiência de alguns antigos elementos dos Grupos da Golegã e do Colégio Nuno Alvares de Tomar que fazem agora parte do nosso grupo."

A Tauromania contactou a empresa de Lisboa que nos informou aina não ter decidido quem pegará na segunda parte da temporada em Lisboa mas que pondera a possibilidade de contar com os Amadores dos Riachos no Concurso de Pegas que no ano passado foi ganho pelo Grupo de Turlock, assim como com todos os Grupos que metem gente na praça.

Sem comentários:

Enviar um comentário