sexta-feira, 9 de abril de 2010

Noite de despedida de José Luís Gomes marca inauguração da temporada lisboeta


- Praça de Toiros: Campo Pequeno, em Lisboa
- Data: 8 de Abril de 2010, às 22h00
- Empresa: Sociedade do Campo Pequeno, S.A.
- Ganadaria: 6 Toiros da Herdade de Pégoras
- Cavaleiros: António Ribeiro Telles, João Salgueiro e Leonardo Hernandez
- Grupo de Forcado: Forcados Amadores de Lisboa, na despedida do cabo José Luís Gomes, que entregou a chefia do grupo a Pedro Maria Gomes
- Assistência: ¾ fortes
- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico senhor Manuel Jacinto, assessorado pelo médico veterinário Dr. Jorge Moreira da Silva
- Banda: Samouco

A corrida de inauguração da temporada taurina na Praça de Toiros do Campo Pequeno ficou marcada pela despedida do Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa – José Luís Gomes - que passou a chefia do grupo ao seu filho Pedro Maria Gomes. A noite foi de forte simbolismo para os Amadores de Lisboa e com grande carga emotiva na arena e bancadas do Campo Pequeno. O “adeus” às arenas de José Luís Gomes significou também o “adeus” do Forcado. Cabo do grupo lisboeta desde 1992 (ano em que Nuno Salvação Barreto lhe passou o testemunho e responsabilidade da chefia do grupo), ontem foi a vez de José Luís Gomes entregar o comando dos Amadores de Lisboa a Pedro Maria Gomes e, assim, após 18 anos de chefia e responsabilidade, “virar esta página” da História do grupo lisboeta.

De destacar a presença de muitos antigos elementos do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que se fardaram e fizeram as cortesias enchendo a arena lisboeta. Antes do início da corrida, José Luís Gomes foi ainda agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Lisboa, entregue em mãos pelo Presidente da autarquia da capital – Dr. António Costa – recebendo também uma distinção por parte da empresa do Campo Pequeno, entregue pelo Dr. João Borges.

Quanto ao espectáculo em si, o curro de toiros da Herdade de Pégoras (Montemor-o-Novo) saiu à praça com boa apresentação e com pesos a variar entre os 495 Kg e os 585 Kg. Contudo, revelaram pouca investida, não facilitando o brilho dos intervenientes. De destacar o último toiro da corrida, que se mostrou mais alegre e que transmitiu mais emoção à corrida.

António Ribeiro Telles recebeu o primeiro toiro à porta dos curros. Estando correcto na ferragem comprida cravou três ferros regulares. Nos curtos, perante um toiro reservado, procurou sempre levar o seu oponente para os médios. Deixou quatro ferros curtos, destacando-se o segundo, bem preparado e correctamente colocado. No seu segundo toiro, Telles assinou uma lide mais conseguida. Na ferragem comprida deixou três ferros da ordem de boa nota. Nos curtos, sempre tentando levar o toiro para o centro da arena, cravou cinco ferros meritórios, com destaque para o primeiro e terceiro, com reuniões correctas e bem conseguidas ao estribo.

O cavaleiro João Salgueiro teve no seu primeiro toiro a sua lide mais conseguida da noite. Perante um Pégoras reservado, Salgueiro deixou dois compridos regulares (embora o primeiro ficasse descaído). Na série de curtos, teve esforçado, assinando cinco ferros correctos, com destaque para os terceiro e quarto onde efectuou duas reuniões bem conseguidas à tira, que levaram emoção às bancadas. No quinto toiro da noite, Salgueiro deixou os dois compridos da ordem, passando em seguida para a série dos curtos onde esteve regular, numa lide onde teve que entrar várias vezes nos terrenos do toiro para conseguir colocar a ferragem.

Completava o cartaz o espanhol Leonardo Hernandez. No seu primeiro toiro o rejoneador não se entendeu com o toiro durante toda a lide, estando totalmente desacertado na eleição dos terrenos da cravagem dos ferros, quer nos compridos, quer nos curtos. No último toiro da corrida, perante um oponente que deu mais luta, Leonardo Hernandez deixou dois compridos de boa nota. Na série de quatro curtos, cravou um segundo ferro bem rematado, embora os terceiro e quarto ficassem descaídos. Finalizou com três ferros de palmo, cravados em sequência, que levantaram a praça lisboeta.

Quanto ao capítulo dos forcados, a noite era de festa para os Amadores de Lisboa. Abriu praça o ainda cabo José Luís Gomes, que assim se despediu das arenas. Brindando a todos os elementos presentes do Grupo de Lisboa, José Luís Gomes citou com presença. O toiro arrancou pronto à voz do forcado, que se mostrou seguro no momento da reunião, aguentando o baixar da cara do oponente, até à chegada das ajudas. No final da volta à arena, assistiu-se à passagem de testemunho de José Luís Gomes ao seu filho Pedro Maria Gomes. No centro da arena, trocaram-se as jaquetas e de imediato, o antigo cabo foi passeado em ombros por elementos dos Amadores de Lisboa, com todos os restantes membros do grupo fardados a acompanhar a volta à arena. No segundo toiro da noite, depois de duas tentativas menos conseguidas, o novo cabo Pedro Maria Gomes, fechou-se à terceira correctamente, com as ajudas mais carregadas mas coesas no momento da concretização da pega. Para o terceiro da ordem foi cara Gonçalo Maria Gomes que conseguiu uma pega vistosa. Correcto a citar e bem a reunir, o forcado aguentou a investida forte do toiro, não saindo da cara deste, até à chegada das ajudas, consumando-se a pega à primeira tentativa. No quarto toiro da noite foi à cara o forcado Francisco Mira. Citando alegre e seguro, fechou-se com decisão ao primeiro intento, com o grupo a ajudar coeso e assim realizar uma pega de bom nível. Para o quinto da noite foi escolhido o forcado João Lucas. Na primeira tentativa, o forcado não conseguiu fechar-se na cara do toiro. Na segunda tentativa. João Lucas esteve bem a reunir mas faltaram as ajudas. Consumou à terceira, com ajudas reforçadas, alcançando uma reunião justa e o grupo a fechar correctamente. Para o sexto e último toiro da noite, foi à cara o forcado Pedro Miranda. Com o cite calmo mas decidido, mandou vir o toiro, recuou o suficiente e reuniu com decisão à primeira, aguentando firme na cara do toiro até à chegada das ajudas.

O Mais e o Menos
+ O ambiente emotivo na despedida de José Luís Gomes como cabo dos Amadores de Lisboa.
+ Presença de muita gente jovem nas bancadas, público de vários locais do país, figuras públicas e a comparência da classe política na primeira praça do País, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (António Costa) e Secretário de Estado da Cultura (Eloísio Sumavielle).
- Nada a destacar.

Sem comentários:

Enviar um comentário