quinta-feira, 7 de abril de 2011

Alerta à Afición - "Nunca é demais"

O homem, com a sua imaginação, inteligência, visão e ambição, não tardou a descobrir as potencialidades que o "bos taurus" possue e o aproveitamento que delas poderia fazer. Através de apuradas e trabalhosas experiências e estudos genealógicos, conseguiu criar o toiro de lide.

Tornado numa das mais belas, carismáticas e emblemáticas espécies do reino animal o toiro de lide, é igualmente o sustento de milhões de famílias e enlevo daqueles que o admiram nas arenas. São estas as razões porque nos custa ver a campanha que contra ele está a ser feita. Paradoxalmente por quem se intitula defensor dos animais. Na verdade só manifesta ignorância ou por a ânsia de protagonismo, lhes tirar capacidade de raciocínio, se pode explicar as caricatas manifestações anti touradas conduzidas pela Associação Protectora dos Animais e quejandos. Não conseguem perceber que querendo acabar com as touradas, estão a fomentar a extinção do toiro de lide.

Impedido de mostrar que é diferente dos seus irmãos, o portentoso animal irá transformar-se num representante da raça bovina igual a eles. Será um boi em vez de toiro de lide. Terá um fim inglório às mãos de anónimo magarefe, tal como todos os seus pachorrentos e acomodatícios irmãos. Nunca terá a honra de dar uma volta agradecendo os aplausos recebidos pelo comportamento que teve na arena. Quando muito, se der uns bons bifes, será gabado postumamente por aqueles que os provarem Os que o querem exterminar, são ruidosos, agressivos e persistentes. Poucos mas, como alguém já disse, actuando com profissionalismo.

Aproveitam a inércia dos taurinos. A desdenhosa indiferença com que são olhadas as suas ridículas e infantis iniciativas, para ganharem algumas batalhas. Viana do Castelo, Braga e Cascais são três exemplos e alertas. O toiro de lide foi criado para os espectáculos tauromáquicos. Através deles é gerador de empregos, bem-estar, proporciona belos momentos de exaltação, beleza e emoção. Não havendo esses espectáculos, não tem razão de existir.

Para quê orientar e exacerbar a agressividade, força e ferocidade naturais do "bos taurus", se o resultado desse esforço não tem aplicação? Aproveitamento? Para mais sendo a criação do toiro de lide mais trabalhosa e onerosa que a do seu pachorrento irmão, o boi manso. Ser o fim de uma espécie animal, para mais de incomparável carisma, não tem importância para os que protestam contra as touradas. Isto porque o seu fim não é o bem do animal, mas sim o fim de um espectáculo de que não gostam e não toleram que outros gostem. Precisamos pois de mostrar que são prepotentes, ditatoriais, egoístas os sentimentos que motivam as suas ações e não humanitários como gostam de apregoar.

É tempo de reagirmos. Acabar com esta espécie de cruzada fundamentalista, à taliban, que os abusivamente verdade os Animais da Associação Animal, quer dizer, os sócios desta Associação, encabeçam uma espécie de cruzada fundamentalista à talibans. Pretendem com ela acabar com um animal conhecido pela sua imponente presença, espírito de luta,força resistência e agressividade. Para tal, inutilizando-lhe estes predicados. auto denominados amigos dos animais empreendem. Precisamos da união de todos aqueles que admiram o toiro de lide como nós admiramos. Uma petição nesse sentido anda a circular. Não deixem de a assinar.

Os “anti” não param. Não descansam e…….água mole em pedra dura….Façamos o mesmo. Aproveitemos todos os momentos, todos os pretextos para defender o “nosso” espectáculo.


Sem comentários:

Enviar um comentário