sexta-feira, 13 de maio de 2011

Entrevista a Ivan Nabeiro na hora da despedida


IVAN NABEIRO: "Hoje somos respeitados e além disso cada vez tem mais seguidores e rapaziada nova a querer fazer parte desta nossa família.

No próximo sábado, 14 de Maio, no coliseu Rondão de Almeida em Elvas, Ivan Nabeiro dará lugar a António Caldeira Patrício como cabo do Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas.

A poucas horas de deixar o comando dos Académicos de Elvas, o NATURALES colocou 10 questões a Ivan Nabeiro, cabo fundador deste grupo.

NATURALES: Ivan quando no ano 2000 pensaste em formar os Académicos de Elvas passou-te pela cabeça que estarias tanto tempo neste exigente lugar de cabo?

Ivan Nabeiro: Só corrigir um pouco a pergunta, eu não pensei em formar o Grupo, mas foi sim um Grupo de amigos. Mas pensando bem no lugar que ocupei estes anos, nunca me passou pela cabeça, até porque quando o nosso Grupo entrou em praça pela 1a vez foi por um convite de um amigo e antes da corrida até pensávamos que seria a 1a e única mas após finalizar a corrida a nossa mentalidade mudou e a vontade de criar o Grupo que temos hoje foi fazendo parte dos nossos sonhos.

NATURALES: Vindo de uma família de tradições da arte marialva, como surgiu o gosto pela arte de pegar toiros?

Ivan Nabeiro: Surgiu como acredito que sucede a muitos forcados, através dos amigos, e além disso pensava que seria uma boa forma de participar na festa brava, criando com os amigos o Grupo que temos hoje, sempre com o máximo respeito que esta arte merece.

NATURALES: Quais foram as maiores dificuldades que encontraste para impor os Académicos neste mundo da tauromaquia?

Ivan Nabeiro: Criar um Grupo não foi nada fácil, ainda por cima numa cidade aficionada onde desde inicio encontramos muita gente a querer fazer parte do nosso Grupo. Uma das grandes dificuldades iniciais foi conseguir entrar nas corridas, pois como Grupo recém formado, é sempre difícil entrar nos carteis. Isto levou a ter que tentar que os forcados não abandonassem o Grupo, mas acho que nos tornou mais unidos, pois sabíamos do nosso valor. E com o tempo e paciência de todos conseguimos completar 10 anos e acreditamos que muitos 10 se vão repetir.

NATURALES: Ao longo destes quase 11 anos quais foram os grandes momentos que recordas?

Ivan Nabeiro: Desde logo a 1a corrida em que participamos no ano 2000, foi um momento em que os que estivemos presentes nunca vamos esquecer. Seguidamente em 2004 a nossa 1a digressão até aos Açores nomeadamente à ilha Graciosa. Depois houve a inauguração do Coliseu Rondão de Almeida em Elvas, que foi para nós uma grande alegria ter um praça com esta categoria na nossa terra, além disso temos realizado ali corridas que nos fizeram crescer bastante enquanto Grupo. Houve também a nossa 1a corrida no Campo Pequeno, algo sem dúvida que nos encheu de orgulho a nós e à nossa cidade. E para finalizar a digressão à Venezuela, um país que vive a festa brava de um modo que nos fez ficarmos fascinados. Mas estes momentos só puderam existir porque um dos principais valores deste Grupo é a Amizade e ela tem estado sempre presente.

NATURALES: E de negativo, o que te fica na memória?

Ivan Nabeiro: Aquelas corridas em que as coisas não nos saíram da melhor maneira e o publico não ficou contente connosco.

NATURALES: Dez anos à frente de um grupo de forcados, ser o seu fundador, não vai ser fácil ficar agora a torcer por fora? Irás continuar a 100% a dedicar-te aos Académicos?

Ivan Nabeiro: Sem dúvida, vou ser um fã a 100% e vou acompanhar e colaborar no que estiver ao meu alcance

NATURALES: Qual a importância que têm o Coliseu de Elvas para o seu grupo de forcados?

Ivan Nabeiro: Foi fundamental para o crescimento do Grupo, isto porque as pessoas da nossa cidade puderam finalmente ver que o nosso Grupo é um Grupo sério e com capacidades das quais podiam existir algumas dúvidas. Hoje somos respeitados e além disso cada vez tem mais seguidores e rapaziada nova a querer fazer parte desta nossa família.

NATURALES: Devido as relações familiares conhecidas, seria fácil aos Académicos realizarem com facilidade duas dezenas de corridas por ano, mas optaram por realizar pouco mais de uma dezena. Preferem crescer sustentadamente?

Ivan Nabeiro: Não penso dessa maneira, pois um Grupo sem experiencia não é contratado para qualquer corrida ou cartel. Começamos por realizar nos primeiros anos cerca de uma dezena de corrida, no ano 2010 fizemos o maior número de corridas da nossa curta existência, realizamos 20 corridas. Sempre foi uma decisão do Grupo que o crescimento fosse feito desta maneira até porque todos os elementos do Grupo começaram a sua vida de forcado neste Grupo. Quisemos crescer com calma e conhecendo as nossas limitações para formarmos um Grupo coeso e que um dia pudesse participar em qualquer cartel. Hoje somos um Grupo com alguns forcados no auge das suas carreiras, com uma mistura de elementos novos que trazem a irreverência e a vontade de os mais velhos continuaram por mais anos. Temos a noção que nada esta seguro por isso continuamos a apostar na formação e que a entrada de jovens seja feita gradualmente e sem pressas com tem sido habito neste grupo.

NATURALES: Um grupo de Forcados é antes de tudo um grupo de amigos, decerto que grandes amizades ficarão para toda a vida. Queres deixar uma mensagem para todos os forcados que vestiram a Jaqueta dos Académicos?

Ivan Nabeiro: Muitos dos forcados que vestiram a nossa jaqueta cresceram juntos desde os tempos do infantário, e ainda hoje essa amizade perdura. Vestir a nossa jaqueta só veio reforçar os nossos laços de amizade. Sinceramente a mensagem que deixa é que não esqueçam os valores sobre os quais este Grupo foi fundado, e que mais que tudo somos amigos com ou sem jaqueta.

NATURALES: A última pergunta. Vais ficar ligado à Festa Brava?

Ivan Nabeiro: Vou claro, vou ser um Aficionado a 100% e defender a festa como puder.

Sem comentários:

Enviar um comentário