quarta-feira, 4 de maio de 2011

Entrevista a Marcelo Mendes

MARCELO MENDES: "São estes toiros que colocam cada toureiro no seu lugar e é uma oportunidade que tenho para saber qual é o meu."

Conseguir realizar um sonho é algo porque todos anseamos. Marcelo Mendes está à beira de concretizar o seu, tirar a alternativa de cavaleiro tauromáquico. Por detrás de um ar sereno, dos modos educados e do perfil de um homem feito, vislumbra-se nos seus olhos um menino ansioso pelo seu 'presente'. A menos de uma semana do tão desejado dia, o Naturales conversou com o jovem cavaleiro e realizou uma belíssima reportagem fotográfica com Marcelo Mendes.

Naturales - Primeiro que tudo quem é o Marcelo Mendes e como surgiu o toureio na sua vida?

Marcelo Mendes: Nasci em Lisboa, no dia 1 de Julho de 1984 e desde muito cedo que tenho ligação com os cavalos. Comecei por ir assistir a algumas corridas de toiros e foi aí que começou o meu percurso, que se mantém até aos dias de hoje.

Naturales- O Marcelo não tem antecedentes taurinos na família, logo foi mais difícil começar?

Marcelo Mendes: Sim, o facto de não ter antecedentes familiares não garante tantas facilidades e demoramos um pouco mais a atingir determinados conhecimentos e a verificar resultados. Mas por outro lado, o crescimento profissional nestas condições tem um sabor especial.

Naturales- Como se definiria enquanto toureiro?

Marcelo Mendes: Ainda é cedo para me definir. Estou prestes a dar um passo muito importante e penso que a partir dai é que vou construir a minha personalidade enquanto toureiro a cavalo. Até aqui, sempre que entro numa praça, procuro ser verdadeiro e é certo que vou continuar a fazê-lo.

Naturales- Apresentou-se em público como amador na tarde de 21 de Julho de 2006 em Vila Boim (Elvas). Quase cinco anos depois, chega agora a alternativa. Como descreveria o seu percurso até aqui?

Marcelo Mendes: O balanço que faço é positivo. Cada vez mais o percurso de um cavaleiro, e penso que seja assim em todas as outras profissões, é um percurso duro e requer muita dedicação e trabalho. Procuro encarar as dificuldades com normalidade, tentando sempre arranjar soluções para elas sem me deixar abater. E o apoio da família e das pessoas que gostam de nós é fundamental nestes momentos.

b_150_100_16777215_0___images_stories_dsc_0050.jpg

Naturales- Mas é fácil conciliar a família e tudo o que faz parte da vida normal de um jovem de 26 anos, com o toureio?

Marcelo Mendes: É realmente uma profissão que despende muito de nós, da família e amigos. Mas quando existe apoio e compreensão dá para conciliar tudo.

Naturales- O ano passado foi o cavaleiro praticante que mais toureou em Portugal. Que balanço faz das 25 actuações da temporada passada?

Marcelo Mendes: Foi uma época muito importante para mim, tendo em conta que lidei muitos toiros, o que contribuiu para a minha formação pessoal enquanto cavaleiro.

Naturales- A nível da quadra de cavalos quais são as suas apostas para esta temporada?

Marcelo Mendes: Mantêem-se os cavalos da época passada e no final desta talvez tenha um ou dois novos.

b_150_100_16777215_0___images_stories_dsc_0175.jpg

Naturales- Que tipo de toiros gosta de lidar?

Marcelo Mendes: Gosto de toiros que transmitam emoção, que invistam pelo seu caminho, que façam chegar perigo às bancadas, mas que no fundo nós os consigamos controlar.

Naturales- Por falar em toiros, a ganadaria de Canas Vigouroux, que irá ser a da sua alternativa, é uma ganadaria que impõe respeito aos toureiros. Sabendo que o curro para dia 8 de Maio é imponente, como assume essa responsabilidade?

Marcelo Mendes: Num dia tão importante para mim é um grande prazer poder ir enfrentar dois toiros com aquela imponência e de uma ganadaria que tanto respeito e admiro. Por norma, são estes toiros que colocam cada toureiro no seu lugar e é uma oportunidade que tenho para saber qual é o meu.

Naturales- Que importância tem para si tirar a alternativa de cavaleiro na Praça de Toiros Palha Blanco, que este ano comemora 110 anos, tendo como padrinho Luís Rouxinol e testemunha Vítor Ribeiro?

Marcelo Mendes: É uma praça com 110 anos de História, com um público exigente e com dois cavaleiros pelos quais tenho grande admiração. Ter o Luís Rouxinol como meu padrinho é um grande orgulho. Não só pela sua carreira, como também pela amizade que temos e pelo que representa para mim desde o início da minha formação, quando me recebeu na sua casa e me transmitiu conhecimento.

b_150_100_16777215_0___images_stories_dsc_0136.jpg

Naturales- O ano passado já tinha sido anunciada a sua alternativa para a Feira de Setembro na Moita, mas depois foi cancelada. O que se passou na realidade?

Marcelo Mendes: Esteve marcada para a Feira da Moita mas, por motivos que me ultrapassam, não seria o Luís Rouxinol a dar-me a alternativa e nessas condições não fazia sentido para mim.

Naturales- Este ano surgiu a novidade de ser apoderado pela empresa Tauroleve.Como tem sido até agora essa relação?

Marcelo Mendes: Tem sido boa, para além do aspecto profissional há uma relação de amizade e isso é muito importante.

Naturales- Para terminar, que perspectivas tem para a corrida de alternativa?

Marcelo Mendes: Espero que a Praça se encha e que eu consiga deixar na arena todo o trabalho feito até aqui. E claro, que a sorte esteja do meu lado!


Perguntas rápidas:

Naturales- Cor da casaca da alternativa?

Marcelo Mendes: Cinzenta e bordada a prata.

Naturales- É supersticioso?

Marcelo Mendes: Não sou supersticioso.

Naturales- Para além do toureio tem algum outro hobbie?

Marcelo Mendes: Nos tempos livres gosto de jogar futebol e de conviver com os meus amigos.

Naturales- Na sua opinião, a Tauromaquia em Portugal está de saúde e recomenda-se ou alterava alguma coisa?

Marcelo Mendes: O país está um pouco doente e isso reflecte-se em todas as áreas. É importante que não nos deixemos ir abaixo e que lutemos contra esta realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário