segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Corrida do Ano de Caldas da Rainha merecia um pouco mais


Praça de Toiros: Caldas da Rainha. Data: 15 de Agosto de 2009, pelas 18:00 horas.

Empresa: Toiros e Cultura – Paulo Pessoa de Carvalho.

Ganadaria: Pontes Dias.

Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e Francisco Palha.

Grupos de Forcados: Amadores de Santarém e Caldas da Rainha capitaneados, respectivamente por Diogo Sepúlveda e Nuno Vinhais.

Assistência: Casa Cheia.

Banda: Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha.

Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. António Garçôa assessorado pelo Médico Veterinário Dr. Francisco Barata

Anunciada como a Corrida de Toiros do Ano; a corrida da Revista Lux, e a mais antiga corrida efectuada consecutivamente no país, tinha um cartel bem desenhado, constituído por uma figura e dois jovens já com provas dadas e casa quase cheia já na véspera. Tudo para uma boa corrida, numa praça com gestão exemplar.

O Curro de Pontes Dias, saiu desigual de apresentação; os dois primeiros eram de fraca apresentação apesar de terem 5 anos, parecendo um remendo no curro, sendo os 4 seguintes de boa apresentação apesar da córnea muito fechada do último. Em termos de comportamento, o curro foi manso, servindo ainda assim, para as lides. O novilho que saiu a meio da corrida, estava regular de apresentação e foi bravo durante a lide.

António Ribeiro Telles, teve duas boas actuações, subindo nitidamente o nível que vem mostrando esta época, talvez devido às montadas. Começou da melhor forma com uma sorte de gaiola de boa execução e mais dois ferros compridos à tira. Continuou num estilo clássico de boa execução, com ferros bem preparados, ao estribo em que se destacam os, 3º e 4º curtos, este último um palmito a entusiasmar as bancadas.

Manuel Telles Bastos, teve azar no seu primeiro toiro, pois o animal, tinha nitidamente poucas condições de lide, e o cavaleiro tentou sempre, que o director de corrida, devolve-se o toiro desde o inicio da lide, mas teve que ir cravando os ferros da ordem, até o director dar a ordem para o toiro ser devolvido, após a cravagem do penúltimo ferro da ordem!

No segundo tinha pela frente um toiro já bem melhor de forças e teve uma lide muito boa com o toiro a ir de menos a mais pelo esforço e boa brega que o toureiro demonstrou.

No seu estilo clássico irrepreensível, cravou 3 bons compridos, e 5 curtos de boa nota com destaque para os 3 últimos, que incluíram um palmito que entusiasmou as bancadas.

Francisco Palha, vinha com apenas 2 semanas de alternativa, mas com a boa capacidade toureira que já demonstrou, para uma corrida muito importante. Teve duas actuações muito meritórias, entendendo bem os seus oponentes e dando-lhes boas lides. Ferros bem executados, com destaque para o 2º comprido e 2º curto marcaram esta actuação. Subiu o nível no último, da tarde/noite, com bons compridos, a abrir e alternou depois ferros menos bons, principalmente pela reacção tardia e má do toiro, na reunião com sortes muito boas em especial, os 1º e 6º curtos; o primeiro de excelente efeito com batida ao piton contrário, e o último ao estribo a levantar as bancadas.

Mateus Prieto, é um cavaleiro amador que mostrou alguma inexperiência, perfeitamente compreensível, mas também mostrou que tem muita vontade e que pode triunfar com mais oportunidades.

Teve uma actuação em crescendo e cravou um palmito e uma sorte de violino, que levantaram a praça, como promessa de bom futuro.

Pegou este novilho pelo G.F.A. Santarém, José Maria Telles Feio, que revelou inexperiência, mas muita vontade, citando indeciso na primeira tentativa, recebendo depois de lado e saindo da cara durante a viagem. Repete a pega, mas escorregou na reunião e depois á terceira cita bem e fecha-se correctamente com o grupo a ajudar bem apesar do novilho ter parado a bater.

Para as pegas, começou a tarde pelo G. F. A. De Santarém, por Joaquim Pedro Torres, que citou um pouco indeciso, sem mandar na investida, para depois se fechar á córnea, emendando-se na viagem, com as ajudas a fecharem bem apenas nas terceiras. O cabo Diogo Sepúlveda, deu o exemplo numa pega de boa execução, Citando bem e mandando na investida reuniu com excelente técnica á córnea, sendo bem ajudado apesar do toiro fugir ao grupo. Gonçalo Veloso, foi o escolhido para o 5º da tarde. Este bom forcado, citou bonito e com toreria, para se fechar á córnea, sem conseguir ficar na cara, devido ao derrote seco que o toiro lhe deu. Voltou com galhardia para executar uma boa pega, em que teve que ir buscar o toiro a tábuas, e se fechou com boa técnica á córnea sendo bem ajudado, pelo grupo, com destaque para Pedro Féria, numa boa 1º ajuda.

O G. F. A. das Caldas da Rainha, teve que sair para pegar o 2º toiro, pois tinha 5 ferros cravados, por intermédio de Óscar Carvalho, que debaixo dos assobios da praça, citou bem mandando vir o toiro, mas depois não se conseguiu fechar á córnea, na primeira tentativa.

Na segunda tentativa emendou-se e resolveu juntamente com o grupo, bem, uma pega, que resultou pouco brilhante por falta de força do toiro.

António Galiano, saía para o terceiro toiro da tarde, que saiu de tábuas solto e sem o forcado mandar, para depois dar um derrote forte para o alto, impedindo o forcado de se fechar na sua cara. O jovem demonstrou muito garra pois foi muito massacrado pelo toiro após a 1ª tentativa, tendo desta vez mandado na investida e fechou-se depois com muita decisão sendo bem ajudado pelo grupo, com destaque para a 1ª ajuda de Marco Cruz. Para fechar a corrida saiu Francisco Rebello de Andrade, que citou bonito e se fechou, com muita garra, à barbela perante um toiro que pedia grupo, correspondendo assim os rapazes da Caldas, sem dar vantagens, com ajudas muito voluntariosas, que lhe valeram uma rija pega e momentos de susto, tendo-se lesionado 2 forcados, nesta pega.

O Mais e o Menos

+ Uma Praça Cheia, a mostrar a força da festa, mesmo em tempos de crise e de contestação…

– O Estado do piso, e a decisão muito tardia da Presidência da corrida com a devolução do 2º toiro, o facto de haver público a sentar-se e movimentar-se, já o segundo toiro estava em praça. Os toiros de Pontes Dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário