segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Houve festa em Torrão


Meia casa preenchida na Corrida realizada em Torrão no passado dia 1 de Agosto, por ocasião da Feira Anual.
O curro de toiros com o ferro de S. Marcos (1º,2º,3º e 6º) e Stª. Maria (4º e 5º) estava correctamente apresentado para a praça em causa. Deram jogo irregular, com destaque pela positiva para os saídos em 1º e 6º.
Tito Semedo esteve a gosto no seu primeiro, conseguiu bordar toureio de altíssimo nível com o “Descarado”, a bregar e a colocar com temple e correcção saindo das sortes em recreio a aproveitar as boas condições do seu primeiro oponente. Actuação muito séria e completa, com critério e conhecimento, rubricada com fortes aplausos da bancada. No seu segundo, manso com sentido a tapar-se no ferro e procurando colher em toda a lide, exigiu muito mais do cavaleiro. Esteve obreiro, suou para o contrariar e assim poder deixar a ferragem de forma asseada e correcta, o que conseguiu, porfiou e mostrou soluções em situação adversa sem comprometer. Noite que guardará, estamos certos, pois deu a lide que os seus dois toiros traziam. Era seu, com respeito ao júri, o prémio para a melhor lide no primeiro da noite!! Dado que era prémio de melhor Lide.
Ana Batista, no seu primeiro não se entendeu com o manso e burriciego S. Marcos, abusou da velocidade, para evitar a brusca reunião que lhe valeu fortíssimo encontrão, deixou ferragem sem grande historia. Muito bem, recusou volta e apenas agradeceu nos médios por respeito ao publico. No seu segundo, um novilho pequenote e colaborante esteve melhor, deixou a ferragem depois de muito porfiar, pese embora ter falhado o oponente em alguns ferros, acreditamos que a reduzida morfologia do mesmo possa ter contribuído para tal.
Marcelo Mendes tem duas actuações semelhantes. A primeira, com um manso e mais brusco nas investidas, teve de andar mais ligado na brega, resolveu as dificuldades, dadas as facilidades de quadra que possui, embora nunca tenho dado a volta ao oponente, valeram os violinos e o par com que fechou para chegar às bancadas.
A segunda foi mais contagiante e de triunfo popular, com um colaborante S. Marcos. Muito movimento e os remates vistosos das sortes, em especial nos pares de bandarilhas, deixaram o publico em euforia. Andou com facilidade, um pouco menos de velocidade tornaria a actuação mais artística e evitaria alguns toques desnecessários, se tivermos em conta que é um praticante, relativiza-se. O júri atribuiu-lhe o prémio para a melhor lide. Foi a mais entusiástica para o tendido, a última actuação (julgamos ter sido essa a premiada, uma vez que tal não foi revelado), mas não a melhor lide da noite em nossa opinião.
Noite de pegas luzidas pelas viagens a empurrar sem grande maldade dos S. Marcos e Stª. Maria. Mais um prémio para a melhor pega, a saga continua!! Foi atribuído ao Cabo dos Amadores de Pinhal Novo, Sandro Patraquim pela boa pega ao melhor do encierro, o último. Por P. Novo pegou também à primeira, embora não tenha reunido na perfeição, Miguel Marques.
Fernando Rodrigues mandou para os toiros do seu Grupo, Tiago Bernardo que pegou à 3ª ( nunca mandou na saída do toiro e muito menos na reunião, por forma a fechar-se correctamente) e Rui Candeias que se agarrou com decisão, na espectacular que fez, com eficiente emenda na viagem, após reunião atabalhoada e com o toiro a fugir ao Grupo, sem bater.
Pedro Marques escolheu para pegar os correspondentes aos Amadores de Cascais, Bruno Cantinho ( à 2ª., depois de na primeira se ter calado na reunião ante um toiro burriciego) e Ventura Doroteia à 1ª, correcto no pequenote 5º.
Dirigiu o Sr. Lourenço Luzio, com embolação e cuidada ferragem a cargo de Gastão Miguéns.

Sem comentários:

Enviar um comentário