segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Orada recebeu variedades taurinas


A Freguesia da Orada (Concelho de Borba) recebeu um espectáculo de variedades taurinas por ocasião das suas festividades anuais, em que participaram os amadores Maria Mira, Manuel Vacas de Carvalho, Sofia Almeida e Manuel Comba; os novilhos eram três de Maria Genoveva Mira e dois de Manuel Rosa.
Abriu praça Maria Mira, que apesar da sua juventude e pouca experiência desenvolveu uma lide correcta com ferros de boa nota com colocação no sitio (o que não é vulgar entre amadores).
Manuel Vacas de Carvalho acusou um pouco a sua pouca rodagem de amador e desenrascou-se como pôde com o novilho que lhe tocou.
Sofia Almeida foi a mais azarada; calhou-lhe em sorte um “complicado” novilho de Manuel Rosa com que a cavaleira sofreu alguma aflição para deixar a cravagem da ordem, de “realçar” ainda que este novilho a quando da pega consegue derrubar o forcado da cara investindo com a cabeça por alto e quando este se levanta derruba-o novamente com um par de coices, é obra!!!?? Contudo sabemos que a Sofia consegue fazer muito mais, assim tenha matéria prima para isso.
Manuel Comba, um “aficionado prático” que veio do Vimieiro disposto a triunfar, rubricou uma lide de menos a mais, terminando com um par de bandarilhas e recebendo os maiores aplausos da tarde, foi pena o Director de corrida não lhe deixar dar a volta de agradecimento (que merecia) uma vez que a luz já era diminuta e havia ainda um toiro para lidar.
Este ultimo novilho foi lidado a duo pela Maria Mira e pelo Manuel Vacas de Carvalho, e uma vez mais a Maria mostrou estar mais á frente de todos os seus alternantes e resolveu da melhor forma a papeleta apresentando-se no seu cavalo estrela mostrando com ele um entendimento perfeito, o Manuel termina a sua lide com um ferro de boa nota.
Assim podemos dizer que a haver triunfador esta tarde, foi sem dúvida a jovem cavaleira amadora Maria Mira, que a ter uma rodagem mais elevada a coisa pode resultar séria.
O grupo de forcados de Monforte trouxe a rapaziada mais jovem para pegar a sós esta corrida, pegando os novilhos á primeira por intremédio de Artur Roma, à segunda Valemtim Nune (pega brindada ao Toureio.com), à terceira Gonçalo Costa, à segunda Pedro peixoto e à primeira Luis Samarra.
O público preencheu cerca de metade da lotação da desmontável, foi Director o Exmo Sr César Marinho coadjuvado pelo Dr. José Guerra, a Banda do Centro Cultural de Borba abrilhantou este espectáculo.

1 comentário:

  1. Sou da Orada e só posso dizer o seguinte: A Maria Mira faz-se... Mas quem dominou foi o M Comba... Nota: faltou o apontamento, nesta cónica, ao inesperado ''violino'' do M Comba. Uma ressalva ao forcados, que pela sua enorme bravura, tornaram o espectáculo melhor!

    Ass: MCardoso

    ResponderEliminar