domingo, 16 de agosto de 2009

Praça cheia em Armação de Perâ


- Praça de Toiros: Armação de Pêra (Desmontável)

- Data: 12 de Agosto de 2009, pelas 22.30 horas

- Organização: Junta de Freguesia de Armação de Pêra

- Ganadaria: Rio Frio

- Cavaleiros: João Moura, Rui Salvador e Brito Paes

- Grupos de Forcados Amadores: de Évora cuja antiguidade data de 11-8-1963 (Redondo) e Cascais cuja primeira aparição ocorreu em 27 de Julho de 1991 (Cascais), sendo cabos respectivamente, Exmos. Srs. Bernardo Patinhas e Pedro Marques.

- Assistência: Praça cheia- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. António Martins assessorado por um médico veterinário que não nos foi possível identificar.

- Banda: A banda presente não constitui nenhuma banda organizada
Por ocasião de mais uma corrida de touros em Armação de Pêra, foi lidado um curro de novilhos (tinham um 6 na ferragem) de 3 anos da Ganadaria Rio Frio (encaste actual de Oliveiras Irmãos e Pinto Barreiros), com divisa Verde e Amarela, e antiguidade de 17-04-1960 (Montijo), provenientes da Herdade da Amieira (Alcochete). Os novilhos bem apresentados, pese embora com pouca força, permitiram na generalidade, boas lides aos cavaleiros, proporcionando aos aficionados um agradável espectáculo, sem que no entanto transmitissem muita emoção. Os touros lidados deveriam apresentar entre os 400 a 450 kg de peso.
Abriu praça o Cavaleiro João Moura (alternativa em Santarém a 10/06/1978). Perante o touro com o nº 181, que ao longo da lide foi perdendo a força, mas mantendo a generosidade da investida no cavalo, cravou os dois compridos de uma forma regular. A sua lide começou a empolgar o público a partir da cravagem dos curtos, onde uma vez mais, foi exímio na preparação dos ferros, cravando ao estribo e rematando a sorte trazendo sempre o touro ligado. De realçar o seu segundo ferro de palmo no final desta lide. Volta. No 4º touro da noite (touro com o nº 101), cravou os dois ferros compridos à tira. Mais uma vez o touro permitiu ao cavaleiro que adorna-se a sua lide, com excelentes pormenores na preparação dos ferros, o que levou o público a exigir ao cavaleiro uma série de 3 ferros de palmo no final da sua lide. Volta.
Para o segundo da ordem (touro como nº 104), foi o Cavaleiro Rui Salvador que comemora neste ano, 25 anos de alternativa (9-08-1984 no Campo Pequeno). Após receber o touro, cravou 2 compridos regulares. De realce o 1º e 3 curto que entusiasmou o público. Volta. No 5º touro (com o nº 183), o Cavaleiro cravou muito bem o 2º comprido citando o touro de praça a praça. Na cravagem dos curtos foi melhorando a sua prestação ao longo da lide, com o touro sempre disponível para a cravagem dos ferros. Volta.
O 3º touro da ordem (nº 99) foi lidado por Brito Paes (alternativa na Moita a 9/7/2005). No touro mais reservado da corrida, não conseguiu uma lide ao nível das duas anteriores realizadas pelos seus colegas de profissão. Após a cravagem de dois compridos, a ferragem curta foi do menos ao mais, ou seja, não começando bem a sua lide, foi melhorando à medida que ia cravando os curtos. Volta. No sexto touro da corrida (nº166), apresentou-se com outra vontade, tendo desenvolvido uma lide mais acertada, sendo de destacar o 2º comprido, o 1º e 4º curtos. Volta.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Évora (1ª, 4ª, 1ª), abriu praça o forcado já retirado Fernando Luís Vasconcelos. Demonstrou uma vez mais toda a sua arte. Com muita calma foi citando o touro, encurtando distâncias, carregou o touro com decisão, aguentou, e perante um estranho do touro, recuou reunindo à barbela com perfeição, levando o touro a viajar para o interior do grupo que sem dificuldade concretizou a pega. Volta. Para o terceiro da ordem, foi para a cara o jovem forcado Ricardo Prior. Somente à 4 tentativa consumou a pega. Embora se tenha notado alguma inexperiência, normal num forcado que dá os primeiros passos no grupo, algumas das tentativas primeiras tentativas poderiam ter-se concretizado, caso os ajudas tivessem surgido mais cedo, uma vez que o forcado ainda aguentava alguns derrotes antes de ser despejado. Na 4ª tentativa, o grupo carregou as ajudas, fechando a pega. Para o quinto da noite, foi o também jovem forcado Vasco Fernandes. Embora o touro se tenha arrancado solto, o forcado teve o pormenor de o trazer à voz, até ao momento da reunião, que consumou sem dificuldade, com os ajudas a darem vantagens ao touro e a fecharem com êxito a pega. Volta.
Pelo Grupo de Forcados Amadores de Cascais (1ª, 1ª, 4ª), foi para a cara do segundo da ordem o forcado Ventura Doroteia. O forcado esteve bem a citar o touro, reuniu à barbela, e fez a sua viagem pelo meio do grupo, que talvez pudesse ter dado um pouco mais de vantagens ao touro. Volta. Para o 4º touro da noite, esteve muito bem o forcado João Bolinhas. Foi citando com muita calma, quando carregou o touro este respondeu com prontidão, aguentou, recuou na cara do touro, reunindo e concretizando uma boa pega ao primeiro intento. Volta. Para a última pega da corrida, esteve azarado o grupo de Cascais. Foi nomeado para a pega o forcado Hugo Bilro. Esteve mal nas duas primeiras tentativas, aleijando-se na segunda tentativa. O cabo Pedro Marques foi tentar dobrar o seu colega, no entanto, não conseguiu fechar-se com êxito, tendo-lhe ocorrido uma luxação da articulação do ombro. A quarta tentativa foi concretizada com êxito pelo forcado Bruno Cantinho que esteve muito calmo e correcto a citar, mandar e receber o touro, com o grupo já a carregar a sorte.
Mais e Menos

+ A resposta que os aficionados deram àqueles que teimam em denegrir a imagem da corrida de touros, enchendo a praça.

+ A qualidade do cartel numa praça desmontável

- Nada a registar

Sem comentários:

Enviar um comentário