terça-feira, 17 de maio de 2011

A classe de Caetano e o valor de Conchi (C/FOTOS)

Moura Caetano dando volta ao ruedo com um rabo!











Vários foram os amigos/aficcionados que assistiram ao êxito de João Moura Caetano






Valência de Alcantara, 15 de Maio, dia de San Isidro. Tarde entre o trago de uma clara e um “bocadillo de jamon” no Clavo (ponto de encontro dos aficionados), o ambiente adivinha-se de festa.
Cá fora os romeros passeavam-se nas suas monturas, ou no modernismo dos reboques de tractor, que substituem as velhas carroças. Mas o público não correspondeu como se esperava face ao clima que se vivia nas “calles”, preenchendo apenas meia casa.
Abriu praça João Moura “Cahetano” (Caetano) e com a frieza do público pagou por isso, lidou como ele sabe com arte e entrega, mostrou desenvoltura com o novilho que lhe tocou e que se adiantava à montada.
Caetano mostrou estar preparado para abraçar a temporada dura (cinquenta festejos programados) que aí se adivinham. Impar na brega, templando e rematando as sortes, foi o rojão de morte a roubar-lhe os troféus máximos.
Por uma questão de respeito pelo público, porque tem pedigree de toureiro, ofereceu (e nada o obrigava a isso) o sobrero ao público. Voltou a lidar com arte, entrega e tremendismo, ficando na retina de qualquer aficionado os dois rojões compridos de praça a praça, como só aqueles que são dotados de instinto toureiro o sabem fazer.
Foi premiado com os troféus máximos, e justiça foi feita. Luis Valdenebro, filho do rejoneador com o mesmo nome, nada adiantou de espectacular ao festejo. Andou vulgar e não esteve certeiro com o rojão.
Miguel Hidalgo, novilheiro que pouco mostrou muito por culpa das más condições dos oponentes, mesmo assim o público foi generoso e ofertou-lhe uma orelha em cada um. Conchi Rios afirmou-se como uma lutadora num mundo em que as mulheres têm dificuldades em triunfar e onde só Cristina Sanchez chegou à alternativa.
Mostrou alguma desenvoltura com o capote e mandona na muleta, sendo premiada com duas orelhas e um rabo.
O seu segundo fatal pelo lado esquerdo, pregou um susto à jovem novilheira com um puntazo na face interior da perna direita, mas Conchi mostrou vontade de triunfar e não se deixou intimidar, no entanto perdeu os troféus por estar pesada na hora de matar.
Desiguais de apresentação e de comportamento saíram os novilhos de Jara del Retamar.
Texto:Marco Gomes
Fotos: Luís Mourato e DT

Sem comentários:

Enviar um comentário