domingo, 15 de maio de 2011

“No reino dos Bastinhas, os reis foram os Caetanos”

Histórica noite para os Académicos de Elvas; depois da sua apresentação na praça de toiros da Terrugem a três de Junho do ano dois mil, viraram mais uma página da sua história, com a despedida do seu cabo fundador Ivan Nabeiro e a entrada do novo cabo António Patrício, a quem só podemos desejar os maiores sucessos como foi o desta corrida com todos os toiros pegados á primeira tentativa, foram caras Ivan Nabeiro, António Patrício, Afonso Bulhão Martins, Paulo Barradas Maurício sobrinho desse grande forcado Elvense que foi Pedro Barradas com uma grande pega, Tiago Caldeira Fernandes e Gonçalo Machado o forcado estrela do grupo Elvense que fechou com chave de ouro esta brilhante actuação da formação académica.

Paulo Caetano cedeu a primeira lide a Joaquim Bastinhas, que depois de elevar o seu brinde aos céus certamente a seu Pai Sebastião Tenório que era justamente homenageado esta noite, lidou com a alegria que todos lhe conhecemos pese embora tenha faltado um pouco de emoção; a lide veio a mais principalmente na parte final com o clássico par de bandarilhas a duas mãos.

Paulo Caetano anunciou que esta era a única corrida que fazia na presente temporada, pois quanto a nós é uma grande pena dado a enorme lição de toureio que deu no coliseu Elvense; cuidando o mais pequeno pormenor, cumprindo as mais exigentes regras do toureio a cavalo; foi um gosto enorme ver tourear de uma forma tão templada e toureira, com uma brega enormemente cuidada deixou ferros em sortes frontais bastante emotivos; espelhou na sua lide a definição mais completa do que é tourear a cavalo.

Quando ouvimos no colóquio de aniversário da Rádio Campanário uma história contada pelo próprio Paulo Caetano sobre uns cadernos sobre lidar a cavalo em três tomos escritos por D. José de Atayde, em que dado possivelmente a “leveza” dos mesmos face ao que era tourear a cavalo; Mestre Simão da Veiga ironicamente lhe contrapôs dizendo: “Então faça lá para a gente ver”; hoje digo eu: Caetano fez o que Mestre Simão pedia, e nós tivemos a sorte de ver.

De seguida foi a vez de Moura Caetano mostrar que está num momento extraordinário, recebeu á porta gaiola com alegria, nos compridos arrepiou as bancadas, e na lide dos curtos deu espectáculo com o Passapé, vistosos ladeios na brega e no remate das sortes, quiebros, ferros ao piton contrário, foi um “levantar de pó” e de púiblico na arena de Elvas que nos emocionou a todos; grande lide e grande triunfo, Madrid espera este toureiro, assim certamente que no próximo vinte e oito de Maio Madrid poderá falar Português, e que a sorte o acompanhe, pois oficio leva de sobras.

Marcos Tenório escutou as maiores ovações da noite, a jogar em casa todo o carinho foi pouco para este jovem, mas quanto nós faltou um pouco de tempero, assim como sentido de lide á sua actuação; recebeu á porta gaiola, correcto nos compridos, os dois primeiros curtos não resultaram em pleno, um ferro em sorte violino, crava três rosas e um par de bandarilhas para fechar a actuação; estamos convictos que Marcos tem muito mais para dar.

Duarte Pinto mostrou que está em grande forma; desde o primeiro comprido que a sua actuação foi sempre em crescendo, com uma segurança própria de quem está á vontade no assunto. A felicidade do toureiro estava estampada no seu rosto, e era sinónimo da sua grande actuação.

Para toureiros de verdade, como é o caso; em praças não muito aficionadas, como é o caso também; resulta que na maioria das vezes a receptividade do público não acontece nem premeia as actuações como devia, foi isso que aconteceu. Mas uma coisa é certa e verdadeira: Duarte Pinto foi também um dos grandes triunfadores da noite.

José Luís Rodriguez mostrou desde a sua actuação do ano passado em Santa Eulália que melhorou bastante, apesar de ter tido uma lide muito correcta, falta-lhe um pouco de criatividade, e variedade tanto na execução das sortes como na escolha dos terrenos, algo a limar mas ainda assim gostámos da actuação deste Jovem Venezuelano que quer ser figura do toureio.

Paulo Caetano triunfou também nesta corrida como Ganadeiro, pois saíram bravos e nobres, os novilhos toiros da sua ganadaria, com excepção para o lidado em ultimo lugar que descaía constantemente para tábuas.

Numa corrida que os lucros revertiam a favor da APPACDM – Associação de Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão deficiente mental, o público preencheu o coliseu Elvense com três quartos de casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário