terça-feira, 31 de março de 2009

Comunicado do Grupo de Évora sobre a corrida da Festa do Forcado


No âmbito da corrida de toiros a realizar-se no dia 11 de Abril, na Arena d'Évora, por ocasião da Festa do Forcado, o Grupo de Forcados Amadores de Évora, tendo previamente comunicado ao Exmo. Sr. Carlos Pegado, representante da empresa TerraBrava, adjudicatária exploradora da Arena d'Évora, decidiu, por unanimidade, não participar na referenciada corrida de toiros, no caso de ser o vencedor do concurso de cernelhas a realizar nessa mesma tarde.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora participa no torneio de cernelhas com o objectivo de cultivar o espírito do Forcado e promover e divulgar a Associação Nacional de Grupos de Forcados e a própria figura do Forcado Amador..Consideramos a inclusão do Grupo vencedor do torneio na corrida de toiros como uma decisão totalmente contra o espírito do amadorismo que caracteriza os Grupos de Forcados e muito em particular do nosso Grupo.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora, nos seus 46 anos de história não pode sujeitar-se a decisões de inclusão nesta ou em qualquer outra corrida de toiros com base num desafio de cariz totalmente desportivo.

Somos forcados amadores, aceitamos convites das empresas para participar nas suas corridas de toiros caso queiram a presença do nosso Grupo, não fazemos exigências para além das que nos são devidas por vínculo com a ANGF, não fazemos descriminações e encaramos as corridas de toiros com a seriedade que as mesmas acarretam.

A participação numa corrida de toiros pressupõe preparação, mentalização e discernimento, condicionantes que não são de todo verificadas neste tipo de concurso, um grupo de forcados, o Grupo de Forcados Amadores de Évora, não anda "de mala à tira colo" na expectativa de pegar corridas de toiros. Aceitamos convites e nessa condição preparamo-nos para fazer o melhor possível e cumprir a nossa missão com brio, brilhantismo e elegância.

O Grupo de Forcados Amadores de Évora não tem de provar a ninguém que merece um lugar numa corrida de toiros na nossa Praça de toiros, andamos a fazê-lo há 46 anos.

Nestes termos, continuamos ao inteiro dispor do Exmo. Sr. empresário da praça de toiros de Évora, como de qualquer outro empresário que queira convidar o nosso Grupo, fazemo-lo como maior gosto e a maior boa vontade porque gostamos de pegar toiros e prezamos valores de amizade e amadorismo, não competimos senão com os próprios toiros.

Bernardo Salgueiro Patinhas

Grupo de Forcados Amadores de Évora

Sem comentários:

Enviar um comentário