segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Conde Murça e Infante vecem em Alcochete


Foi com praça cheia que teve lugar no passado dia 9 de Agosto na Praça de Touros de Alcochete o XXVII Concurso de Ganadarias Associadas. A tarde estava quente, onde se apresentaram seis ganadarias duras, com touros imponentes e um cartel bem rematado, sendo estes todos os condimentos para ser um bom espectáculo. E assim foi, pena os touros terme saido mansos, distraidos, a procurarem tábuas e sem transmitirem, excepção para o Conde Murça, que se deixou lidar.
O primeiro da tarde era de Infante da Câmara, negro bragado meano com 630Kg, que criou algumas dificuldades ao cavaleiro, pois nunca rompeu a investir. Luis Rouxinol, deixou a cravagem da ordem sem nunca ter virado a cara à luta, ams o touro não deixou o cavaleiro de pegões se sentir a gosto como é seu timbre.
Para pegar este touro, saltou José Vinagre, que concretizou à primeira tentativa o touro a empurrar até às tábuas sem derrotar. Foi bem ajudado pelo restante grupo.
O segundo touro que saiu á arena era de José Lupi, negro bragado meano com 580Kg, manso e que nos pareceu diminuido. O rejoneador Leonardo Hernandez mostrou-se muito bem, entendendo-se com o touro conhecendo os terrenos e as medidas do touro. Andou templado, durante toda a lide, cravando ferros de boa nota em sortes frontais e a quiebro.
Para pegar este touro, foi para a cara Ricardo Mota, concretizando à primeira tentativa, com o grupo a ajudar bem.

O 3º toiro era da ganadaria de Fernandes de Castro, de pelagem negra e com 555kg de peso foi um toiro algo andarilho que nunca se fixou. O novel cavaleiro Francisco Palha, certamente não realizou a lide que certamente desejava, talvez não tenha entendido o touro, tendo inclusive falhando alguns ferros. Saiu cabisbaixo de praça.
Para pegar este toiro foi chamado João Pedro Sousa, que realizou uma pega de muito querer ao 3º intento depois de na segunda tentativa ter “brigado” com o de Castro até às tábuas, levando uma tremenda voltereta junto ao estribo. No final apenas o forcado deu volta à arena

O 4º toiro era de Murteira Grave, negro e com 550kg de peso. Manseou e deu-se pouco à lide, pareceu-nos mal visto do olho esquerdo.
Luís Rouxinol andou templado e entendeu-se com o toiro. Cravou a ferragem de alto a baixo, sendo de assinalar a colocação dos mesmos. No final sacou o “Mustang” para cravar um ferro de palmo e o já tradicional par de bandarilhas.
Saltou para a pega o experiente forcado Rui Batista, que concretiza ao 2º intento numa viagem por baixo com o toiro a empurrar sem fazer mal. Esta sorte foi superiormente rematada pelo rabejador Daniel Silva.

O 5º toiro do Concurso era o de Conde Murça negro bargado meano, pesando na balança 550kg foi o menos mau de toda a corrida, deixando-se lidar.
O rejeonador Leonardo Hernandez esteve bem durante toda a lide cravando de alto a baixo, e também em terrenos de compromisso. Pecou apenas pelo excesso de ferros para concluir a lide.
Para a pega do penúltimo da tarde – noite saltou Nuno Santana pegando à 1ª tentativa com o toiro a viajar com a cara lá no alto. No final cavaleiro e forcado deram a merecida volta.

Já o sol se recolhera quando o último da corrida saiu em praça, era da ganadaria Jorge de Carvalho, negro, com o peso de 560kg acudia pronto aos cites do cavaleiro mas sentia muito a cravagem dos ferros.
O cavaleiro Francisco Palha saiu com ganas de apagar a má imagem dada no seu primeiro. Entendeu os tempos do toiro e com muita tourería, sacou-lhe tudo o que podia, cravando-lhe ferros de muito boa nota. É assim que te queremos ver Francisco.
Para o último deste Concurso saltou o cabo Vasco Pinto concretizando à 1ª Tentativa com o toiro a empregar-se na viagem dando-lhe vários derrotes. O grupo esteve como esteve toda a tarde – noite BEM. No final cavaleiro e forcado deram a merecida volta.

Os prémios de Bravura e Apresentação foram entregues às Ganadarias de Conde Murça (este prémio devia ser deserto) e de Infante da Câmara respectivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário