segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Houve emoção este Domingo em Beja


A Praça de Touros “José Varela Crujo” em Beja recebeu no passado dia 9 de Agosto uma corrida de touros onde se assinalou o 100º aniversário daquela praça alentejana e simultaneamente a segunda edição da Corrida “Toureio.com”.
O púbico compareceu, preenchendo ¾ de casa, numa corrida que foi antecedida por uma procissão de velas, que levou a emoção tanto às bancadas como à arena onde forcados e cavaleiros levaram em ombros o andor de São Lourenço, alguns deles deixando cair a lágrima. Um momento único em Portugal, que certamente irá ficar na memória de muitos e para repetir.
No que diz respeito á corrida, anunciavam-se seis cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Tito Semedo, Marco José, Filipe Gonçalves e Brito Paes, bem como os Forcados Amadores de São Manços, Cuba e Beja, para enfrentarem um curro de touros da ganadaria Engº António Silva.
Abriu praça António Ribeiro Telles, que veio a Beja com ganas de triunfar e de mostrar o seu classicismo. Iniciou a lide com uma porta gaiola, a que se seguiram dois ferros compridos à tira. Nos curtos o cavaleiro da Torrinha esteve bem na brega, preparando e rematando bem as sortes frontais que executou.
Seguiu-se Rui Salvador, que comemorava neste dia o seu 25º aniversário de alternativa, uma lide brindada ao seu apoderado de muitos anos, José Carlos Amorim. Esteve correcto nos compridos para nos curtos a lide vir a mais, com o cavaleiro a ir recto com o touro e deixar bons ferros, fazendo ouvir fortes ovação por parte do público.
Seguiu-se Tito Semedo, cavaleiro praticamente da terra. Realizou uma lide com altos e baixos, perante o melhor touro da noite. Esteve um pouco irregular nos compridos, para na ferragem curta a lide vir a mais, especialmente nos ferros a cambio que executou. Ainda assim deixou ambiente perante o seu público, que o acarinhou.
Marco José surpreendeu… Realizou uma lide asseada, estando correcto nos compridos, para nos curtos subir o tom da lide indo de frente e deixar bons ferros, encerrando a lide com dois ferros de violino que fizeram ouvir fortes ovações por parte do publico.
Filipe Gonçalves, que tinha actuado nesse dia na Figueira da Foz, foi até Beja brindar os aficionados com a sua alegria. Teve pela frente um “Silva”, que se adiantava e que dificultou um pouco o labor do cavaleiro algarvio, ainda assim, Filipe deu-lhe a volta realizando uma lide de menos a mais. Mostrou a sua garra cravando ferros de boa nota.
Por fim completava o cartel António Maria Brito Paes, que não teve sorte com o touro que teve pela frente, pois o touro foi a menos e para o final da lide fechou-se em tábuas e a custo de lá saia, mas ainda assim Brito Paes, conseguiu-lhe dar a volta e realizar uma lide positiva.
No que diz respeito á forcadagem a noite foi de boas pegas e de boas ajudas. Pelos Amadores de São Manços, pegaram Joaquim Branco e Pedro Fonseca, ambos à primeira tentativa. Pelos Amadores de Cuba, Célio Santos e José Horta, também ambos à primeira tentativa. E pelos Amadores de Beja pegaram MUaro lança, á segunda tentativa e Alcides Coxillha, á primeira, nesta que foi a sua ultima pega, pois fez nesta noite a sua despedida.
Quanto aos touros de Eng.º António Silva, no geral deram bom jogo e transmitiram. Com excepção do ultimo touro da noite, que complicou um pouco mais.
Este foi um espectáculo dirigido pelo Sr. António dos Santos, assessorado pelo Dr. João Infante, tendo como cornetim Hélio Tique, estando a embolação a cargo dos Irmãos Pinheiro.
De salientar ainda, que no intervalo foram homenageados Rui Salvador, pelos seus 25 anos de alternativa, assim como o seu apoderado José Carlos Amorim, tendo também sido entregues algumas lembranças aos intervenientes na corrida.
Mais uma vez a empresa Paulo & Sousa, está de parabéns pelo sucesso de mais uma corrida, esta que foi a segunda edição da Corrida Toureio.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário