segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Casa cheia na corrida da Fatacil


Com casa cheia (praticamente esgotada) realizou-se mais uma edição (15ª) da Corrida Fatacil em Lagoa, um cartel apetecível com as presenças de João Moura, Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Marcos Tenório, frente a curro desigual de Herdeiros de Varela Crujo e nas pegas os grupos de forcados de Cascais, Académicos de Elvas e Beja.
João Moura e Tito Semedo lidaram o primeiro da noite, o mais pesado da corrida que deu jogo regular, no entanto esta lide a duo passou sem história, sendo apenas mais uma. João Moura no que lidou a sós, apresentou uma lide agradável, frente a um “Varela Crujo” suave e que serviu na perfeição o cavaleiro de Monforte, ferragem bem colocada com alguns momentos de brega, em cites frontais foi o resultado desta passagem do Maestro por Lagoa.
Joaquim Bastinhas, depois de uma passagem em falso, emendou-se deixando os ferros compridos bem colocados, nas bandarilhas e gozando de enorme popularidade em Lagoa, esteve ao seu nível, com cites frontais e adornos o cavaleiro de Elvas deixou a sua imagem de marca em Lagoa. Na lide com seu filho Marcos Bastinhas, cumpriu, dando sempre primazia às preparações das sortes para seu filho cravar a ferragem, em suma mais uma lide a duo com pouca história.
Tito Semedo depois de cravar dois compridos no quinto da noite, um “Varela Crujo” sem forças que cedo se deitou na arena, fruto talvez do calor que se fez sentir durante toda a tarde com os termómetros a marcarem os 40º, viu este ser devolvido aos curros, não tinha as mínimas condições de lide, muito bem a empresa (José Luís Zambujeira) a decidir-se pela utilização do Sobrero, que viria a ser lidado no fim da corrida e onde Tito Semedo, toureou a gosto, entendeu bem os terrenos ao toiro, com sortes frontais e ligeira batida ao piton contrario, proporcionando uma noite de triunfo ao cavaleiro de Santana.
Marcos Tenório na sua lide a sós, teve uma actuação em crescendo, com bons modos e cites vistosos, com entradas frontais e ligeira batida, deixou a ferragem bem colocada e limpa. Como já referimos na lide com seu pai, a duo, Bastinhas Jr. depois do seu cavalo ter escorregado, foi violentamente colhido pelo toiro, felizmente sem gravidade, mas a história desta lide fica praticamente por aí.
Nas pegas e frente a toiros de pouca investida que não trouxeram dificuldades de maior para os forcados, foram solistas por Cascais, Bruno Cantinho à segunda e Luís de Camões à primeira, pelos Académico de Elvas, pegaram Gonçalo Machado e António Guerra ambos ao primeiro intento e por Beja Miguel Sampaio à segunda depois de uma boa decisão do grupo em não achar que a pega tinha sido concretizada à primeira e José Miguel Falcão à primeira depois de uma primeira tentativa de Mauro Lança.
Dirigiu este espectáculo o Sr. Lourenço Luzio, estando a embolação e a ferragem a cargo de Luís Miguel Campino.

Sem comentários:

Enviar um comentário