segunda-feira, 24 de agosto de 2009

13ª Corrida de Verão Olá! Semanário com Destaque para Brito Paes

Mais uma vez se concretizou na Praça de Toiros das Caldas da Rainha a corrida do Olá! Semanário, que desta feita contou com cerca de meia casa preenchida, um curro de toiros que não defraudou e três cavaleiros de diferentes estágios. Os forcados tiveram uma noite sem sobressaltos concretizando todas as pegas à primeira tentativa.

Da Ganadaria do Dr. Brito Paes vieram seis exemplares a ser lidados nas Caldas da Rainha, cujos pesos oscilaram entre os 465 e os 550 kg, dando de uma forma geral bom jogo, nobres todos eles, mas faltando-lhes um pouco de transmissão e alguns a desligarem-se facilmente das montadas. Foi melhor o quinto toiro da ordem, sempre disposto a acometer. Nos cavalos deixaram-se lidar sem problemas de maior e nos forcados apenas empurravam, praticamente sem derrotar.

Abriu função o veterano João Moura que passou discreto pelas Caldas da Rainha. Pouco “empolgado” e sem grande furor, limitando-se a cumprir com a papeleta, rubricou duas lides correctas, agradáveis mas sem grande transmissão, primando no seu segundo pela brega vistosa no Merlin e pouco mais do que isso.

António Maria Brito Paes foi o mais regular cavaleiro da noite, lidando com entrega e detentor dos melhores ferros. Senhor de uma equitação invejável, dá gosto ver tourear com classe e não como por vezes assistimos a alguns cavaleiros que mais parece que estão num filme de cowboys. Não que eu tenha alguma coisa contra os cowboys, mas a base fundamental para o bom toureio a cavalo é com certeza a boa equitação e o Mia lá isso tem de sobra. Bem Haja! Tentou uma sorte de gaiola ao seu primeiro mas que não funcionou pela saída pouco franca do toiro à porta dos currais. Deixou-lhe dois compridos e 6 ferros curtos sempre com o cuidado de citar e de rematar as sortes. Brega cuidada na escolha dos terrenos.
Lidou em quinto o melhor toiro do curro desta noite e fê-lo da melhor forma. Depois dos três compridos com que abre função, destaca-se nos curtos cravando com acentuadas batidas ao piton contrário para depois terminar com um de palmo de boa execução.

Manuel Lupi rubrica duas lides algo distintas, estando melhor na primeira. O cavaleiro da Barroca d’Alva abre com 2 compridos bem citados a deixar antever uma actuação que foi toda ela em bom plano. Deixa a série de curtos citando de frente e rematando correctamente as sortes. Termina com um palmo e sobrepõe-se claramente ao seu oponente que facilmente se desligava da montada não tendo facilitado muito o labor do jovem Lupi.
No que encerrou a corrida começa com a cravagem de dois compridos regulares para depois fazer muitas passagens em falso até conseguir deixar o primeiro curto, por faltar toiro no momento da reunião. Cumpre na ferragem curta, bregando sempre na tentativa de interessar o toiro que andava sempre muito distraído.

Os Amadores de Montemor, capitaneados por José Maria Cortes têm vindo esta temporada a assumir corridas de muito compromisso, em solitário, dando mostras não só de grande valentia mas também de confirmação do excelente momento que o grupo atravessa. Nesta noite foram caras Francisco Borges, António Vacas de Carvalho e Manuel Ramalho com todas as pegas a serem resolvidas sem complicações ao primeiro intento.

Pelos de Caldas da Rainha, grupo da terra e que ainda na passada semana teve também aqui uma excelente actuação, foram caras Guilherme Carvalho, Francisco Mascarenhas e Mário Cardeira todos a consumarem à primeira tentativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário