segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Houve Festa de Toiros em Estremoz


- Praça de Toiros: Desmontável em Estremoz.
- Data: 4 de Setembro de 2009, pelas 22:00 horas.
- Empresa: A. C. Eventos.
- Ganadaria: Herd. Cunhal Patrício.
- Cavaleiros: João Moura, Francisco Cortes e João Telles Jr.
- Grupos de Forcados: Amadores de Montemor-o-Novo e Portalegre capitaneados, respectivamente por José Maria Cortes e Fernando Coelho.
- Assistência: Casa Cheia.
- Delegados da IGAC: Delegado Técnico Tauromáquico Sr. Lourenço Luzio assessorado pelo Médico Veterinário Dr. José Tenório Guerra.

Sob o lema “Vamos Levantar a nossa Praça” e por ocasião das Festas da Exaltação da Santa Cruz, realizava-se a 1ª Corrida da Revista InAlentejo, numa praça desmontável, a poucos metros da centenária praça de Estremoz, que continua fechada. O Cartel estava bem rematado, com uma figura, uma promessa, e o cavaleiro da terra, para as lides a cavalo, uma ganadaria de “postín”; 2 grupos de forcados da região, e ainda o jovem Miguel Moura nas Variedades Taurinas ao intervalo.

Os toiros desta noite pertenciam á ganadaria Herd. Cunhal Patrício, e tiveram boa apresentação no geral, apesar de não serem grandes. No que se refere ao comportamento, foram cumpridores, no geral; destacando-se como bravos o 2º e o 5º, este um bom toiro e confirmar o ditado de “No hay quinto malo”.
Nas Variedades Taurinas foi lidado um novilho de João Moura, que estava bem apresentado, e que foi de mais a menos, que foi um manso encastado, a fugir para a crença no final da lide.

João Moura, vinha a uma terra onde tem muita aficíon ao seu toureio. Teve duas lides boas com ferros de boa execução, destacando-se no seu primeiro; o 1º curto pecando apenas pela colocação de alguns ferros. Na segunda lide a brega de Merlin, que fez da sua garupa uma muleta, resultou em ferros ao estribo de excelente efeito, numa lide de bom efeito dentro do estilo que esta figura há muito nos habituou.

Francisco Cortes, teve dois bons toiros no seu lote, que aproveitou para desenhar duas lides correctas perante o público da sua terra. No primeiro andou bem nos compridos, e também nos curtos no estilo alegre que herdou do seu pai. No seu segundo teve bons momentos com ferros de boa nota com batidas ao piton contrário, que trouxeram emoção às bancadas, pois o toiro arrancava com codicía. Pecou apenas pela exuberância, com que rematou os ferros, junto do público.

João Telles Jr., teve um lote complicado com toiros que ainda assim deram para mostrar a boa escola da Torrinha. Três compridos bem desenhados, e uma boa série de curtos, que terminou com um bom ferro e a sua sorte característica do violino e do palmito, para gáudio do público. Na segunda lide, teve um toiro melhor pela frente e deu-lhe uma lide correcta com destaque para o 2º curto da faena.

Miguel Moura, toureou um novilho com ferro de João Moura, com muita correcção e a serenidade dos mais experientes. Sortes bem preparadas e rematadas, como mandam as regras e bons ferros principalmente os últimos palmitos que aqueceram as bancadas, numa lide muito boa, para quem tem tão tenra idade.
Este novilho foi pegado por Francisco Godinho, do G. F. A. de Montemor que citou bem mandando na investida, com o novilho a ensarilhar, dificultando a reunião, que teve muita raça e á qual os ajudas corresponderam bem á primeira tentativa.

Para as pegas abriu praça o G. F. A. de Montemor, por Tiago Telles de Carvalho, que citou bem, fechando-se com correcção, e vontade, apesar de o toiro perder as mãos, sendo depois bem ajudado pelo grupo, que levantou, bem, a cara do toiro. O 3º toiro da noite coube a António Vacas de Carvalho, que citou bem e fechou-se com boa técnica, saindo depois dos derrotes fortes do toiro e com falta de ajudas, com o toiro a entrar pelo grupo. Na segunda tentativa manteve a raça e a técnica, com o grupo a corresponder bem desta vez. Fechou praça pelos “Filhos do Alentejo”, António Dentinho, que citou bem e fechou-se com garra sendo bem ajudado pelo grupo.

O G. F. A. de Portalegre, começou por intermédio do forcado de cara, Ricardo Almeida que citou bem, mas adiantou-se no momento da reunião e não conseguiu concretizar a sorte. Na segunda tentativa, foi pouco decidido, no cite e na reunião e voltou a ser desfeiteado. Concretizou á terceira tentativa, reunindo desta vez bem e com o grupo a ajudar bem. Mário Sampaio foi escolhido para a pega do quarto toiro. O forcado citou, sem mandar na investida, fechando-se pouco decidido, mas corrigindo-se na viagem e com o restante grupo a hesitar ligeiramente, e a fechar depois numa pega com alguma facilidade. André Domingos citou nervoso e sem mandar, mas a recuar com passos pequenos e fechando-se com boa técnica, foi bem ajudado pelo grupo.

O Mais e o Menos
+ A entrega dos intervenientes na corrida, o bom ambiente taurino que havia antes da corrida e o respeitoso minuto de silêncio, em memória do Maestro Zoio.
– A volta que deu o forcado de Portalegre, no 2º toiro. O frio que retirou ambiente á corrida. O piso da praça.

Sem comentários:

Enviar um comentário