segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Abertura da temporada no Montijo a 3 de Abril

A temporada na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos será no próximo dia 3 de Abril, com organização da empresa Bravura e Tradição dos empresário Abel Correia e João Pedro Bolota.
Esta que será a 1.ª Grande Corrida da Adega de Pegões contará com um cartel de luxo com os cavaleiros João Moura, Luis Rouxinol e Sónia Matias.
Pegam os grupos de Forcados Amadores de Alcochete e Aposento da Moita um imponente curro de toiros da ganadaria de Cunhal Patrício que voltam ao Montijo após vários anos de ausência.
Esta corrida tem preços populares desde os 10 euros.

RAFAEL PEREA “BONI”

Poucas semanas passavam da inauguração da Monumental Praça de Toiros de Insurgientes na Cidade do México, quando o diestro Espanhol “Boni”, confirmou a alternativa de Matador de Toiros, facto que ocorreu na Terça-Feira, 26 de Fevereiro de 1946, tendo como padrinho Manuel Rodriguez Sánchez “Manolete” e Luis Procuna, lidaram um curro de toiros da Ganadaria de Torrecilla, curro de fraca apresentação e diferentes condições de lides.

Além do mais a tarde, foi uma tarde de vento forte que muito dificultou o empenho e entrega dos três diestros. Pelo que se pode dizer que a Corrida foi má, mas os matadores fizeram o que lhes foi possível fazer perante as adversidades que tiveram pela frente. Porém todos foram brincados com aplausos por parte dos aficionados presentes.

Tinha este diestro meses antes de terminar o ano de 1945, tomado a alternativa de matador no seu País, mais em concreto na Praça de Toiros de Orizaba.

Rafael Perea “Boni” tinha ganho ambiente como Novilheiro em terras mexicanas depois da sua actuação na anterior praça da capital Mexicana, quando ali actuou a 25 de Junho de 1945. Nesse dia “Boni” recebeu à Verónica um novilho, executando um passe de beleza escultórica, que ainda hoje se pode apreciar pelo povo cercano à Monumental, dado ter sido plasmado.

Fonte: Aplausos Semanário Taurino edição da passada Segunda-Feira, 21 de Fevereiro de 2011.

Voltas e lenços na opinião de Paulo Pessoa de Carvalho

Dada a temática lançada ainda no Tourobravo.com relativamente à questão dos das voltas à arena, nas lides dos espectáculos tauromáquicos em Portugal, o taurodromo.com esteve à conversa com o presidente da APET, Associação Nacional de Empresários Tauromáquicos, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho.

Taurodromo.com: No artigo que escrevi no final da temporada passada "Proposta de Prémios e Critérios para as actuações", há um claro sentido de dignificação da festa brava em Portugal, concorda com a necessidade de trazer mais dignidade à festa em geral?

PPC: Com certeza que sim. Não quero dizer com isto que a festa não tenha dignidade, mas que tem caído muita vez na banalidade e numa grande falta de critérios é verdade, isso é preocupante e deve ser corrigido.

Nesse sentido é óbvio que se terá que trazer maior dignidade à festa e isso começa pelos agentes que dela fazem parte, através da seriedade com que montam os espectáculos e com que neles participam, mas também e muito, por um maior rigor na avaliação do desempenho dos intervenientes, avaliação essa, que tem que ser efectuada pelo público que pagou o seu bilhete e ao qual compete dizer se gostou ou não.

E é exactamente aqui neste ponto que o seu artigo toca na ferida e em meu entender muito bem, pois aqui, tem que se chamar o público (e está no novo RET) a pronunciar-se perante o desempenho que viu de cada artista, e não, ser o próprio a avaliar o seu grau de performance, ajuizando na primeira pessoa, se merece recompensa (volta) ou não. O único pequeno (ou não) senão, é que corremos o risco de ter um público maioritariamente inculto, mas esse será o risco ...

Taurodromo.com: Enquanto empresário, qual é o juízo que se faz actualmente de uma lide para se decidir se uma volta à arena é merecida ou não?

PPC: Enquanto empresário? Não consigo distinguir muito bem os diferentes níveis de análise, de empresário, de aficionado, ou de outro estatuto qualquer, porque no fundo a minha opção pessoal é a mesma em qualquer papel.

Isto é, o juízo que faço compete à minha qualificação do que vi e pontualmente pela forma mágica como alguns toureiros chegam ao público, pois o que pode ser meritório na atribuição de volta, é sempre a qualidade do desempenho do toureiro e o quanto se conseguiu chegar ao público, mesmo que o desempenho tenha sido menos conseguido.

Como sabe, é muito distinto de praça para praça o grau de exigência, e o bom exemplo disso é o Campo Pequeno que hoje é uma praça fácil, onde a quantidade de pessoas que não percebe de toiros, apaga os verdadeiros aficionados e conhecedores. Aqui, se no futuro regulamento tivermos um director de corrida mais sério e que não vá atrás do toureio fácil e do engano, vamos ter assobios quando não for dado lenço para a volta, mas isso também não me preocupa, antes pelo contrário, pois isso dará a médio prazo a tal dignidade que tanta falta faz e exigirá maior e mais sério empenho aos artistas.

Taurodromo.com: Acha que este modelo actual (não regulamentado) é adequado para uma realidade sem sentido crítico relativamente à presença do toiro em praça, nem à qualidade da prestação dos toureiros?

PPC: Não percebo muito bem esta pergunta, o que quer exactamente saber, mas acho que esta modalidade potencia tudo, todos os aspectos que refere, quer toiro, quer artistas.

O toiro em praça, quando tiver trapio, sentido, agressividade, qualidade de investir à primeira chamada, quando for bravo e dono da arena, será sempre e em qualquer situação apreciado e haverá reconhecimento do público mais ou menos aficionado. Seja qual for o critério de avaliação e de premiação, nunca o papel do toiro ficará comprometido, apenas e só dele, dependerá a avaliação que se lhe faça.

Quanto aos artistas é que a coisa pia mais fino, mas acho que o sentido crítico existirá sempre, tanto mais quanto o público for conhecedor. De qualquer forma, o director de corrida será soberano na atribuição do prémio (volta), pois quantas vezes não vimos já fortes petições ficarem em branco?

Portanto e para concluir, eu acho que o sentido crítico não se perderá e acho esta nova metodologia mais adequada do que até então tem sido praticado, pois não concebo uma auto-avaliação. Se há artistas que têm a capacidade de análise correcta e a noção do bom e do resto, outros não o têm e são esses que ridicularizam e descredibilizam a festa.

Taurodromo.com: Concorda com a implementação de este novo modelo que se baseia na petição do público ao director de corrida para autorizar as voltas à arena?

PPC: Concordo totalmente, mesmo correndo o risco de haver um público que quer é festa de qualquer maneira, pois esse público também faz falta e temos como atrás disse sempre em última análise, o director de corrida que poderá não autorizar a volta.

Taurodromo.com: Ainda relativamente aos directores de corrida, concorda que a sua acção moderadora no espectáculo poderá desempenhar um papel também pedagógico?

PPC: Naturalmente que sim. Tem havido e cada vez haverá mais por parte da IGAC, a preocupação de que os directores de corrida estejam cada vez mais capacitados e avaliados para desempenharem as suas funções, nomeadamente a avaliação do desempenho de cada artista na sua mais variada função.

Se o público reconhecer competência ao director de corrida, se for definido um critério coerente além da sensibilidade de cada um, o público começará também a aprender com o desempenho do director e isso será pedagógico de uma forma natural.

Taurodromo.com: Concorda que seja o público o principal elemento com poder para decidir o resultado do espectáculo (através do director de corrida)?

PPC: As perguntas estão todas um bocado interligadas, claro que concordo como já disse anteriormente! Esta é a forma correcta.

Primeiro o público tem que pedir, depois o director terá que avaliar se o pedido é meritório, esta é a forma e só tenho a dizer mais que:

TARDOU MAS CHEGOU!

Taurodromo.com: Um dos aspectos positivos que sobressai é o espaço que é automaticamente criado um espírito de competitividade entre toureiros, que benefícios é que isto traz para um espectáculo e para a festa em geral?

PPC: Para alguns toureiros será igual, pela sua postura guerreira e lutadora em qualquer situação, mas na generalidade acho que vai ser mais exigente e a festa vai ganhar de sobremaneira.

O que diz é correcto, pois há certos toureiros que seja qual seja o tipo de lide que tenham o sucesso ou insucesso que alcancem, o seu pé salta sempre para a volta à arena. Para estes a coisa vai piar mais fino, claro que isso vai gerar uma maior aplicação pois a partir de agora a volta não vai depender da sua "lata", mas sim da avaliação do público, por isso mais uma vez este critério irá ser positivo e a festa irá com ele beneficiar!

Taurodromo.com: Como encara esta moda que substitui a perícia de um cavaleiro para lidar um toiro, pelos "truques" que os seus cavalos são capazes de fazer em praça?

PPC: Encaro mal, muito mal. Isso estraga a festa e é uma mentira, pode divertir quem não sabe, mas uma coisa é tourear, com maior ou menor alegria, outra é circo, e o circo é numa tenda, não é numa praça de toiros!

Taurodromo.com: Concorda que a intervenção do público no resultado de uma corrida é um benefício do ponto de vista da motivação para o aumento da assistência nos espectáculos taurinos em Portugal?

PPC: Nunca tinha pensado nessa perspectiva, mas agora que pergunta, acho que sim. Muitas vezes o público desmotiva-se por não ser juiz, por saber de antemão que independentemente de um artista tourear ou fazer palhaçadas ele dará a volta à arena, isso pode ser desmotivante.

Com este novo "poder" do público acredito mesmo de forma convicta, que isso pode motivar mais público a ir às praças e acima de tudo, a ir de outra maneira e mais a gosto!

Taurodromo.com: Na sua opinião, como implementaria este novo modelo e quais seriam as suas sugestões para dignificar a volta à arena?

PPC: Este novo modelo está implantado e acho que bem implantado, para ele dei a minha opinião e com ele concordo plenamente!

A forma será conhecida dentro de pouco tempo, pois o regulamento será posto em vigor dentro 3 ou 4 meses. Não quero agora dizer muito mais, mas posso dizer às pessoas para se prepararem para levar lenços para as praças se quiserem ver os artistas premiados com volta à arena.

Taurodromo.com: Dado tudo o que acabamos de abordar, concorda com a necessidade de se regulamentar este aspecto dos espectáculos em Portugal?

PPC: Concordo, já o disse tantas vezes nesta entrevista, mas repito para acabar, CONCORDO!

Está regulamentado no novo RET e será aplicado não tarda, vai ser bom para a festa de toiros em Portugal, vai-lhe dar maior seriedade, vai motivar mais o público, vai exigir maior empenho e brio aos artistas, vai ensinar muita gente a conhecer melhor esta arte, vai em tudo contribuir para uma melhor e mais séria festa de toiros, por isso estamos todos de parabéns e espero que seja no mais breve espaço de tempo, que tenha início a entrada em vigor deste novo RET.

IV Bolsin Taurino de Arruda dos Vinhos e do Campo Pequeno teve a sua final

Depois de dois dias de tentas e colóquios em Arruda dos Vinhos o IV Bolsin Taurino da Arruda dos Vinhos e do Campo Pequeno teve ontem o seu momento final com a realização de uma aula de toureio de salão, de manhã, e com a lide de 6 garraios pelos alunos mais destacados das várias Escolas, da parte da tarde.

Ao final da manhã os alunos das Escolas participantes (Madrid, Badajoz, José Falcão, Fundação El Juli, Aguascalientes e Lima) participaram numa aula colectiva de toureio de salão, com a direcção dos seus maestros, que se realizou na arena lisboeta. Pouca gente esteve nas Bancadas para ver o colorido dos muitos capotes e muletas das dezenas de jovens alunos que "toureando" o ar ou alguma das tourinhas disponíveis, aprimoraram a sua técnica e postura.

Á tarde, já com uma bem razoável presença de público, os alunos mais destacados das várias Escolas lidaram 6 garraios de São Torcato que obrigaram a diferentes atitudes perante os mesmos e denunciaram diversos estados de evolução dos alunos, havendo alguns a denotar clara desenvoltura e já bastante traquejo e outro mostrando-se mais "verdes".

Galardões 2010 do Campo Pequeno foram entregues

Aproveitando a jornada taurina que ontem se realizou a empresa do Campo Pequeno entregou os seus galardões 2010.

Faltaram à entrega as duas principais figuras (melhor cavaleiro e melhor espada), Pablo Hermoso de Mendonza e António Ferrera, o primeiro ainda em campanha mexicana e o segundo a actuar em Valverde del Camino. A estes os galardões serão entregues na próxima vez que pisarem a arena lisboeta: Pablo a 5 de Maio e Ferrera a 19 do mesmo mês.

Quem não faltou foram os restantes premiados, numa decisão do Real Clube Tauromáquico após escolha dum grupo de 3 em cada catergoria feita pelos abonados do Campo Pequeno.

Venceram:

Luís Rocha - Melhor Ganadaria
Pinto Barreiros - Melhor Toiro
Amadores de Montemor - Melhor Grupo
Vasco Pinto - Melhor Forcado
João Salgueiro da Costa - Melhor Cavaleiro Praticante
Manuel Dias Gomes - Melhor Novilheiro
João Ribeiro "Curro" - Melhor Peão de Brega
Pedro Paulino "China" - Melhor Bandarilheiro

José Luís Gonçalves será o "maestro" da Academia de Toureio do Campo Pequeno

Durante a manhã de ontem e após a realização de uma aula de toureio de salão com as Escolas participantes no IV Bolsín Taurino de Arruda dos Vinhos e do Campo Pequeno, o gestor de assuntos taurinos da Sociedade do Campo Pequeno, Rui Bento Vasques, anunciou a vontade desta empresa de lançar uma Academia de Toureio.

Esta intenção, que a Tauromania já tinha noticiado após a entrevista que realizou a Rui Bento, ainda não tem muitas bases definidas pois a base financeira de sustentação do projecto ainda não está assegurada. O objectivo da empresa do Campo Pequeno é que parte do valor que a Associação Nacional de Toureiros Portugueses recebe pelas transmissões televisionadas a partir de corridas realizadas pela Sociedade do Campo Pequeno reverta para a Academia de Toureio.

A Academia tem como objectivo fomentar o aparecimento de novos valores no toureio, quer novilheiros, bandarilheiros e até aspirantes a cavaleiros tauromáquicos, bem como o fomento da afición junto daqueles que nela participarem.

Não existe uma data prevista para o lançamento da Academia mas a Sociedade do Campo Pequeno, na pessoa do administrador Henrique Borges, espera que a mesma ganhe forma ainda durante este ano, pelo que as inscrições para os interessados estão abertas desde já.

É certo que o coordenador artistico da Academia será o antigo matador de toiros José Luís Gonçalves.

José Caceres em intensa actividade para dar corpo ao Arte & Emoção 2011

O programa Arte & Emoção, da responsabilidade de José Cáceres, que tem vindo, durante as temporadas, a ser transmitido no canal 2, volta a prometer grande qualidade para 2011.

Este programa, feito sobretudo pela enorme afición de José Cáceres, que o concebe, comenta, realiza e edita, além de ser ainda quem angaria os fundos necessários para que o mesmo exista, tem sido um espaço de excelente promoção da Festa, aliando o interesse pela actualidade e pelo dia-a-dia das corridas da temporada, a momentos de formação sobre o toiro e sobre o toureio.

É nesta fase do ano que José Cáceres faz grande parte do "trabalho de casa" que depois temos oportunidade de ver nos programas Arte & Emoção. Nesse sentido a equipa do Arte & Emoção visitou nos últimos fins de semana as ganadarias de José Luís Cochicho e de Falé Filipe e esteve presente no Campo Pequeno no final do IV Bolsín Taurino de Arruda e do Campo Pequeno.

Vítor Ribeiro e Toiros de Canas Vigoroux no dia 8 de Maio em Vila Franca

O cartel para a corrida do Salão do Cavalo, que se realiza a 8 de Maio em Vila Franca, começa a ganhar forma.

É certa a presença de Vítor Ribeiro, que na temporada passada não teve lugar na Palha Blanco mas que a empresa Tauroleve considera ser de justa contratação depois da boa temporada realizada em 2010.

Também certos estão os toiros de Canas Vigoroux, que lidará um curro de 4 e 5 anos, toiros estes que já estavam para ser lidados em Vila Franca na Feira de Outubro passada, numa corrida que foi anulada pela chuva.

Já na semana passada demos noticia de que as pegas estarão a cargo dos Amadores de Santarém e de Vila Franca.

O cavaleiro Pedro Salvador, apoderado pela empresa da Palha Blanco, não fará parte deste cartel.

Ganadaria Jorge de Carvalho tem 10 curros para 2011

Depois de na temporada 2010 o ganadero Jorge de Carvalho ter optado por não reduzir os valores dos seus toiros, situação que o levou a lidar menos que o habitual, a ganadaria arrudense tem para esta temporada 10 curros de toiros, alguns deles de 5 anos, dos quais já tem colocadas 5 corridas.

A quadra de Mateus Prieto

O cavaleiro praticante Mateus Prieto dá a conhecer a sua quadra para a temporada 2011

Quadra

Saída:

Nome Pelagem Ferro

Úrano Ruço Nuno Casquinha

Chevrolet Baio Pedro Artilheiro

Palhinha Ruço (cara malhada) s/ferro

Bandarilhas:

Nome Pelagem Ferro

Napoleão Ruço Menezes

Lux Lazão Luís Henriques

Katanga Castanho Buendia





Bandarilhas e Ultimo Tércio:

Nome Pelagem Ferro

Navalheiro Ruço Zamorano

Armani Castanho s/ferro

Paulo Jorge Santos triunfa em Atarfe

Decorreu este Domingo o segundo festejo do V Certame de Rejoneo de Atarfe, onde actuou o cavaleiro português Paulo Jorge Santos que saiu máximo triunfador.


Foi perante ¾ de casa que se lidaram touros de Villamarta, que permitiram a José António Mancebo, palmas e orelha e Paulo Jorge Santos (que substituía Manuel Caetano), duas orelhas e duas orelhas.

Nesta tarde actuaram ainda os Forcados Amadores de Alenquer, que pegaram o primeiro e sexto touro, bem como o Grupo de Recortadores “Team Toro”.

No final a decisão do júri foi: José António Mancebo: 35,50 e Paulo Jorge Santos: 46,50Pontos.


Tiago Santos vence “IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas”

O português Tiago Santos (Escola Taurina José Falcão/Vila Franca) o espanhol Álvaro Montalvo (Escola Taurina de Madrid), o mexicano Antonio Lomelín (Fundação “El Juli”) e o español Álvaro Montalvo (Escola Taurina de Madrid) ganharam os troféus em disputa na final do “IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas que terminou domingo, no Campo Pequeno.


Tiago Santos foi premiado com um capote de brega, oferecido pelo Real Club Tauromaquico Português correspondente ao Triunfador Absoluto del certame, enquanto Lomelín e Montalvo levaram os troféus outorgados pelos promotores do evento, a empresa de Campo Pequeno (Melhor Faena) e da Tertúlia “O Pirquita” (Melhor Toureio de Capote).

O prémio para a melhor faena foi entregue por Rui Bento, o Gestor Taurino do Campo Pequeno a Lomelin, na enfermaria de la praça, enquanto lhe suturavam um golpe no antebraço esquerdo que o impediu de terminar a sua valente faena.

O peruano Andrés Roca Rey fracturou o pulso esquerdo ao ser espectacularmente volteado pelo sexto novilho de la tarde.

Lidaram-se seis novilhos de São Torcato, bem apresentados com excepção do último, nobres mas com génio, exigindo muito dos alunos que, de una maneira geral estiveram à altura das circunstancias, obtendo o caloroso reconhecimento das cerca de mil pessoas que presenciaram o espectáculo.

Pisaram o “albero” do Campo Pequeno Tiago Santos e João Martins da “Escola de Toureio José Falcão” (Vila Franca de Xira) Álvaro Montalvo e Cesar Trosel (Madrid) Mário Palácios, Antonio Loemlín e Diego de Llanos (Fundação “El Juli”/Madrid), Joaquim Ribeiro “Cuqui” Tomás Ângulo e Miguel Ángel Silva (Badajoz), Nicolás Gutiérrez e Alexis Garay (Aguascalientes) e Andrés Roca Rey (Lima).

O “IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas” teve “Aulas Práticas” na praça de toiros de Arruda dos Vinhos, na sexta-feira e no sábado.

A jornada de encerramento, no domingo no Campo Pequeno, começou com uma “Aula Prática” de toureio de salão, seguida do anúncio por Rui Bento da criação da “Academia de Toureio de Campo Pequeno” que terá como professor o matador retirado Jose Luís Gonçalves.

Antes da novilhada procedeu-se à entrega dos “Galardões Campo Pequeno” para os triunfadores da temporada de 2010, em cerimónia pública.

Não perca em breve a reportagem completa de Nelson Lampreia!!!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pleno de troféus em El Viso del Alcor


A Praça de Touros de El Viso del Alcor (Sevilha) recebeu este Sábado (26 de Fevereiro) uma corrida de touros mista de beneficência a favor das Crianças com Sindrome de Down e que contou com casa cheia até à bandeira.


Lidaram-se seis touros correctos de apresentação. Dois para o toureio a cavalo (1º e 4º) de Flores Tassara, um de Casa de los Toreros (2º), um de Luis Algarra (3º), um de José Luis Pereda (5º) e outro de Osborne (6º). Destacando-se o de José Luis Pereda, mansito, mas com muito recorrido.

O resultado artístico foi o seguinte:

- Leonardo Hernandez – Duas orelhas e rabo e duas orelhas e rabo.

- Manuel Díaz “El Cordobés” – Duas orelhas e rabo e duas orelhas e rabo.

- Javier Conde – duas orelhas e rabo e duas orelhas e rabo

Pelas cinco da tarde...

Pelas cinco da tarde…

O burburinho passa á expectativa, as trompetas soam.

Dentro do círculo amarelo, cheio de areia “ sevilhana “, rodeado de tábuas de cor“ sangre de toro “ vai acontecer tradição, beleza e luta pela fortuna, fama e glória.

Os homens vestidos de ouro e outros de prata, pisam o terreno como se de sagrado se tratasse, raspam os pés na areia em sinal de fé e respeito. Olham os espectadores sedentos, fazem o sinal da cruz, caminham pausadamente como se levitassem e, de repente param, levantam a sua “ montera “ e oferecem-se aos “deuses”.

Algures, um som metálico vindo de algum lugar, soa várias vezes e chama o principal actor, aquele porque todos esperam e anseiam, o toiro.

Cor de granito, com laivos de pedra branca, armado de hastes de marfim, sai, respira, arfa e dispara o seu instinto, a sua fúria inata e dirigida, correndo para o destino.

Dentro do redondel, esperando, está “El torero”, temerário e cheio de orgulho, baila diante dele com o seu capote enganador de cor rosa-amarelo.

Estuda-o, olha-o, fala com ele, começam então um diálogo e uma batalha. “ El torero “ domina,“ templa “, dança e hipnotiza o animal, ao ponto de lhe mexer nos cornos, e por tudo isto, recebe ruidosos aplausos do povo.

Depois, ostentando o seu traje cintilante empapado de vermelho, como o pano de Verónica que embebeu o sangue de Cristo, “ El torero “ roda à sua frente, mostra-lhe um “ Farol “ encaminhando-o para o seu destino.

Eis que é chegado o fim de mais uma saga intemporal, a da própria vida, e como tudo o que acaba, terá de obedecer ao seu próprio destino.

E ao cair do pano, como em todos os finais, a morte é o verdadeiro e legítimo epílogo.

Os seleccionados para actuarem amanhã no Campo Pequeno

Após as tentas que se realizaram esta tarde em Arruda dos Vinhos e deliberação por parte do júri podemos dar a conhecer os seis novilheiros que se irão apresentar amanhã, Domingo, pelas 15h30 na novilhada de promoção na primeira praça do país, o Camp Pequeno.
Foram seleccionados os seguintes novilheiros:
Tomás Angulo Perêz - Badajoz
César Valência - Madrid
Tiago Santos - Vila Franca de Xira
Nicolás Gutierrez - Aguascalientes, México
António Loemlín - Fundação El Juli
Andres Roca Rey - Perú, Lima

Relembramos que esta novilhada tem entrada livre. Venha apoiar o toureio a pé

Segundo dia do IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas

Realizou-se hoje em Arruda dos Vinhos o segundo dia de tentas inserido no IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas, organizado em conjunto pela empresa do Campo Pequeno e pela Tertúlia o Piriquita.
Pela manhã foram tentadas novilhas da ganadaria de Pinto Barreiros e pela tarde da ganadaria de S. Torcato, ambas pertencentes ao senhor ganadero Joaquim Alves.

Da Escola de Madrid veio Álvaro Montalvo Galán, David Ginzalez Jimenez, Cesar Trosel Manrique e Borja Pereira, ao passo que, pela Fundación “El Juli” actuou Mário Palácios, António Loemlín e Dego de Llanos.

A Escola de Badajoz fez-serepresentar pelos portugueses Miguel Gonçalves e Joaquim Ribeiro “Cuqui”, os espanhóis Tomás Ângulo Perez, Carlos Retamal, Juan Luís Ambel Barranco e Miguel Ángel Silva.
De Aguascalientes (México), veio Nicolás Gutierrez e Alexis Garay e da escola de Lima Andrés Roca Rey.

O programa de amanhã está delineado da seguinte forma:

Às 12H00 com uma Aula Prática de Toureiro de Salão, a que se seguirá, pelas 12H30 a apresentação da futura “Academia de Toureio do Campo Pequeno”.

Pelas 13H30 terá lugar um almoço aberto ao público, com inscrições através do telefone 21 799 84 56, sendo o limite paras as inscrições as 18 horas de sexta-feira, dia 25.

Às 15H30 serão entregues, em cerimónia a realizar na arena da praça de toiros, os “Galardões Campo Pequeno 2010”, seguindo-se uma Aula Prática de Toureio com a intervenção dos alunos que mais se destacaram nas tentas de sexta e sábado, os quais lidarão seis novilhos de São Torcato.


João Maria Branco treina em Alter do Chão e mostra os seus trunfos ao Diário Taurino

João Maria Branco
O novilheiro Nuno Casquinha
O Ganadero
Salvador Taborda e seu pai, Mestre Vasco Taborda
A quadrilha maravilha: China e Belmonte
Albino Fernandes
O exemplar de Casquinha...com muito génio!

Bem montado e moralizado.
É desta forma que João Maria Branco se apresenta para, no próximo dia 5 de Março, tomar a prova de cavaleiro praticante na arena do Redondo.
Em Alter do Chão assistimos a um treino deste jovem cavaleiro de Estremoz.
Perante um novilho de Nuno Casquinha (com génio e a pedir contas) e duas vacas do mesmo ferro, o cavaleiro mostrou-se confiante e apresentou montadas que podem dar respostas aos desafios importantes que se avizinham.
A nova estrela do toureio a cavalo contou durante o treino com o apoio dos seus apoderados (Vasco Taborda e Albino Fernandes), que não param um minuto...Sempre a ensinar, sempre a dar as suas dicas ao jovem toureiro.
Uma manhã bem passada ao lado de um jovem que começa a dar nas vistas.A coisa promete!
Olé!

Paulo Portas defende Festa de Toiros

Foto:D.R.

Sem tabus, de peito aberto e sem medo de represálias.
Paulo Portas defendeu na noite de Sábado, em Portalegre, a Festa de Toiros, a Caça e o Mundo Rural.
O líder do CDS-PP falava em Vale de Cavalos (Portalegre), à margem de um jantar convívio de tomada de posse da Comissão Política Distrital de Portalegre do CDS-PP, inativa há cerca de vinte anos, e agora presidida pelo taurino António José Batista.
Aliás, António José Baptista ligou-me esta manhã "eufórico" pela forma como foram proferidas estas declarações de Paulo Portas e bastante entusiasmado com o seu novo projecto político.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Faleceu o Diestro Paco Céspedes Chirinos

No passado Dia 24 de Fevereiro de 2011, faleceu em Chiclayo o Matador de Toiros Peruano Paco Céspedes Chirinos com a idade de 87 anos.

Há poucos dias atrás tinha sido operado a uns coágulos na cabeça resultantes de um acidente doméstico.

Debutou na Monumental Praça de Toiros de Lima, no Perú no dia 9 de Março de 1947, alternando com o diestro espanhol e Paco Lara e o mexicano Tomás Ordóñez, matando novilhos da Ganadaria La Viña.

Tomou a alternativa de matador na tarde de 24 de Junho de 1951 (dia de São João), na Monumental Praça de Toiros de La Paz na Bolívia, tendo como padrinho Raúl Ochoa “Rovira” e como testemunha o diestro de Madrid Juan De Lucas.

Retirou-se das arenas a 23 de Setembro de 1984 na Praça de Toiros de Acho.

Mais tarde se despediu na Praça de Toiros de Tumán, acontecimento que teve lugar a 1 de Janeiro de 1987.

Era pai do actual Matador de Toiros com o mesmo nome.

Fonte: Aplausos Semanário Taurino de 24 de Fevereiro de 2011

Criada nova Tertúlia Tauromáquica

Realizou-se no dia 24 de Fevereiro, um almoço numa tasca/tasca na zona ribeirinha de Lisboa, para formalização da Tertúlia Tauromáquica Muleta do Tejo, inspirada pela amizade de um grupo de aficionados e integrada no ‘espírito de Santarém’, e dando sequência ao encontro do fim-de-semana do aficionado em Santarém do ano transacto.

Divulgar e defender a festa brava serão os seus princípios, cujo lema é, “Pelos toiros, sempre!”

O símbolo e nome da tertúlia, consubstancia a ligação ao Tejo e com a tauromaquia em geral. A Muleta do Tejo é uma embarcação dos primórdios, com forma estranha, exótica e atraente, que navegou por este rio ao longo dos anos. Muito elegante de boa manobra e de profundo movimento, curiosamente os mesmos padrões da muleta toureira.

Formam a Comissão instaladora da mesma, Bernardo Espinheira, António Lopes e Paim das Neves. Ficando na assessoria de imprensa e responsáveis pelas iniciativas e divulgação das mesmas, Nuno Duarte e Armando Jorge Teixeira.

26 de Fevereiro

O cabo dos forcados amadores da Chamusca Nuno Marques está hoje de parabéns.
O bolasetetouradas.blogspot.com deseja ao amigo Nuno um feliz dia de aniversário e que conte muitos.

Toiros na Benedita em Maio

Já é conhcido o cartel da corrida de toiros à Portuguesa que se irá realizar na Benedita no Domingo, 22 de Maio pelas 17 Horas.
O cartel está compsto pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Moura Caetano e Marcos Tenório.
Pegam os grupos de Forcados de Coruche na comemoração dos 40 anos e Forcados das Caldas da Rainha um curro com 4 anos e mais de 500 kilos da ganadaria de Santo Estevão.

Don Pepe, armonía, belleza e gloria......

José Luis Vásquez Garcés, nasceu em Sevilha no Bairro de S.Bernardo no dia 21 de Dezembro de 1921. Vivendo a sua infância no chamado “ barrio de los toreros”, enquanto adolescente e com apenas 13 anos, deslocava-se com seus companheiros de brincadeiras ao matadouro local onde "ás escondidas", toureavam animais que iriam ser sacrificados no dia seguinte, tornando esse local uma autêntica e verdadeira escola de toureio não autorizada.
Actuou a primeira vez em 1938, ainda como novilheiro na " Real Maestranza de Caballería de Sevilha ", alternando com " Manolete "e, no ano seguinte, debuta em " Las Ventas " com novilhos de Domingo Ortega. Nesta mesma corrida o seu companheiro de cartel o novilheiro de " madrileño " Felix Almagro é colhido violentamente no pescoço, vindo a falecer na enfermaria da praça.
Tirou alternativa em 15 de Agosto de 1940 em Sevilha, tendo como padrinho José Bienvenida e como testemunha outro grande toureiro de Sevilha Francisco Vega de los Reyes " Gitanillo de Triana ". Em 20 de Outubro desse mesmo ano, confirma a alternativa en " Las Ventas " tendo como padrinho o grande Marcial Lalanda e Rafael Ortega " El Gallo " irmão de Joselito " El Gallo " ou " Gallito ". A essa mesma corrida asistia o General Francisco Franco, Presidente da Républica Espanhola e a seu convite, o dirigente Nazi Heinrich Himmler que preparava o encontro entre Franco e Adolf Hitler na fronteira de Handaya nesse mesmo ano. Esta corrida também ficou conhecida pela corrida de Himmler, dado o seu cartel apresentar a " Cruz Gamada " símbolo do Nazismo.
Das suas qualidades de toureiro, acentua-se a forma magnifica de como recebia os toiros " a pés juntos " e com a muleta na mão esquerda, efectuando passes de uma " pureza & entrega " incríveis.
O Chamado passe de " cartucho de pescado " não terá sido inventado por ele, mas sim por outro grande e malogrado toreiro sevilhano Manuel Garcia Cuesta " El Espartero ".
Deste toureiro, diz outra grande figura da sua época e irmão de outro grande matador, Angel Bienvenida:
" Ha sido la esencia del toreo, lo más puro, profundo y de mayor arte y personalidad que ha existido."
Retirou-se das arenas em 1953, tendo aparecido em 1959 e finalmente abandonado as arenas, dedicando-se á sua ganadaria de reses bravas que detém com seus irmãos de nome " Hermanos Vasquez Silva "
Em 1998 o governo espanhol faz-lhe a entrega da " Medalha de Ouro das Belas Artes "
Vive actualmente em Sevilha, infelizmente ostentando problemas de visão e de saúde em geral.Desde 2002 a sua estátua de bronze " delante de la Maestranza " recorda a grande figura que foi Pepe Luis Vasquez

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Forcados de Beja iniciam treinos

O Grupo de Forcados Amadores de Beja inicia os treinos de preparação da temporada 2011, no próximo sábado dia 26 de Fevereiro na Herdade do Outeiro solar da Ganadaria Varela Crujo.
O cabo Manuel Almodôvar deixou uma mensagem para todos os forcados do grupo de Beja em http://www.gfabeja.blogspot.com/ que passamos a transcrever:

Estamos no princípio da temporada. Vamos iniciar os treinos, treinos que envolvem uma gestão complicada da nossa relação com os ganadeiros. À generosidade de cada um deles, temos sempre que responder com acto expresso de agradecimento. Temos que mostrar de forma inequívoca a nossa gratidão, temos que permanentemente levar isto em consideração. Porque, como também todos sabem, temos de estar dependentes, para os treinos, da disponibilidade das ganadarias.
Caros amigos e companheiros
O estado de espírito de cada um é fundamental, mas não o é menos a forma física. É bom que, desde já, tenhamos todos a noção que temos pela frente uma temporada muito rija, exigindo esforços físicos e psicológicos verdadeiramente excepcionais.
O que mais há, sabem vocês: ser forcado é um desporto altamente exigente – só vestir uma jaqueta, por bonita que seja, como é a nossa, não chega – temos que ter presente um espírito de grande amizade e entre ajuda. Todos são chamados a contribuir, antes é-nos exigido a maior concentração, depois festejaremos juntos com alegria. Juntos, sempre, sempre juntos, têm que continuar a ser o nosso lema.
Os touros estão lá, temos que os pegar, mas o que se passa antes, entre nós, é mais importante que os touros e a própria festa. Vamos dar os braços e unirmo-nos, agora, como já se ouvisse soar o cornetim. O resto, com humildade e sacrifício, acreditem, é o mais fácil.
Vamos a eles!
Desejo-vos uma boa temporada. Que Deus nos ajude e abençoe todos os forcados.
SORTE!

Edição "O Despertar" desta semana

Site de Pablo Hermoso de Mendonza comemora 10 anos

Neste final de Fevereiro o site do cavaleiro Pablo Hermoso de Mendonza comemora 10 anos de existência. Foi em finais de Fevereiro de 2001, que o incipiente mundo taurino na internet viu nascer o sitio www.hermosodemendoza.com que se denominou a Web OFICIAL de Pablo Hermoso de Mendoza.

Na altura já com um estatuto de primeira figura do rejoneo Pablo passava a ocupar um lugar no ciberespaço para através dele difundir as suas noticias e aproximar-se dos seus seguidores, aficionados e visitantes em geral. Naquela época contavam-se pelos dedos de uma mão os sitios taurinos na rede, e mesmo os grandes portais da actualidade estavam apenas a começar ou ainda nem existiam.

Para a maioria dos protagonistas directos das arenas a moda da internet era só isso, uma moda, que pouco importava e poucos ou nenhuns a viam como ferramenta e meio de promoção. O tempo tem-se encarregado de colocar as coisas no seu sitio demonstrando que a net se convertuiria na maior e mais inovadora ferramente de difusão de informação e comercial que o ser humano alguma vez construiu.

Demostrando uma enorme visão Pablo Hermoso de Mendonza foi o primeiro rejoneador e um dos primeiros toureiros a ter o seu próprio dominio e a apostar fortemente na internet. Por cá, 10 anos de pois de Pablo Hermoso a maioria dos toureiros ainda não percebeu a importancia da internet e de nela estar presente com qualidade.

Ao longo destes 10 anos a Web OFICIAL de Pablo Hermoso de Mendoza recebeu mais de 30 milhões de visitas procedentes de 90 países. O site difundiu mais de 1000 corridas nas quais o cavaleiro navarro participou, assim como mais de 3000 noticias e mais de 8000 imagens, a grande maioria delas tiradas pela própria equipa de trabalho que acompanha o rejoneador espanhol.

O site de Pablo Hermoso tem uma loja virtual própria, oferece o detalhe do historial de actuações, tem concursos, inquéritos, convida os visitantes a propor nomes para os novos cavalos, apresenta os mapas das cidades onde Pablo vai actuar, etc., etc.

Como parte das celebrações por estes dez anos na Web, a partir do próximo dia 2 de março o site terá uma nova imagem e aplicará tecnologias mais recentes.

Pablo Hermoso é certamente um grande toureiro. E até o seu site contribui para isso!

António Telles é o nome que completa o cartel do 25 de Abril em Alter

Tudo indica que deverá ser António Telles o cavaleiro que completará o cartel do 25 de Abril em Alter.

Já se sabe que se lidarão toiros de Pereda e que actuam Luís Rouxinol e Vítor Ribeiro, bem como os Forcados de Montemor e de Alter. A empresa (sociedade de Jorge Carvalho com a Terra Brava) pretende que seja o cavaleiro da Torrinha a abrir Praça neste dia, estando no entanto por confirmar a participação de António Telles.

Praça de Sousel entregue à Tertúlia local


Depois de na passada semana terem sido abertas as propostas para adjudicação da Praça de Touros de Sousel, a Junta de Freguesia de Sousel já decidiu o vencedor do concurso público.


Trata-se da Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo de Sousel, que no próximo dia 25 de Abril irá levar a efeito a tradicional corrida de segunda-feira de Páscoa.

A Junta de Freguesia de Sousel, escolheu assim esta Tertúlia, depois de ter analisado as duas propostas apresentadas, a da referida Tertúlia e uma proposta do Grupo de Forcados Amadores de Sousel.

Em declarações ao Toureio.com o Presidente da Tertúlia Tauromáquica Nossa Senhora do Carmo, João Ganhão, mostrou-se satisfeito pela decisão, esta que “mostra a confiança depositada na Tertúlia e a sua seriedade.” João Ganhão afirmou ainda estar desagradado “com os boicotes que a Tertúlia tem sido alvo, sendo que esta decisão ainda nos vem dar mais força.”

Ganhão adiantou-nos ainda que está já agendado para o mês de Outubro o 2º Torneio de Cernelhas, depois de ter resultado num enorme sucesso em 2010.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Começa sexta-feira o “IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas”

Vinte e um alunos de escolas taurinas de Portugal, Espanha, México e Peru iniciam amanhã, na Arruda dos Vinhos, o “IV Encontro Internacional de Escolas Taurinas, uma iniciativa conjunta da Tertúlia “O Piriquita e da Sociedade Campo Pequeno SA, com o apoio da Fundação João Alberto faria e da Autarquia arrudense.

Portugal estará representado por Tiago Santos, Pedro Noronha, João Martins e Pedro Cunha, da Escola de Toureio José Falcão (Vila Franca de Xira) e, a título individual, por “El Juanito”.

Espanha far-se-á representar por alunos da Escola de Toureio de Madrid, Fundación “El Juli” e Escola de Badajoz.

A escola de Madrid faze-se representar por Álvaro Montalvo Galán, David Ginzalez Jimenez, Cesar Trosel Manrique e Borja Pereira, ao passo que, pela Fundación “El Juli” actuarão Mário palácios, António Loemlín e Dego de Llanos.

Pela escola de Badajoz estarão presentes, além dos portugueses Miguel Gonçalves e Joaquim Ribeiro “Cuqui”, os espanhóis Tomás Ângulo Perez, Carlos Retamal, Juan Luís Ambel Barranco e Miguel Ángel Silva.

De Aguascalientes (México), virão Nicolás Gutierrez e Alexis Garay e a escola de Lima será representada por Andrés Roca Rey.

Para além de aulas práticas perante bezerras, haverá conferências e tema taurino, na sexta e no sábado, na sede da tertúlia “O Piriquita”, na Arruda dos Vinhos.

No domingo haverá uma intensa jornada taurina na Praça de Toiros do campo Pequeno

O programa inicia-se às 12H00 com uma Aula Prática de Toureiro de Salão, a que se seguirá, pelas 12H30 a apresentação da futura “Academia de Toureio do Campo Pequeno”.

Pelas 13H30 terá lugar um almoço aberto ao público, com inscrições através do telefone 21 799 84 56, sendo o limite paras as inscrições as 18 horas de sexta-feira, dia 25.

Às 15H30 serão entregues, em cerimónia a realizar na arena da praça de toiros, os “Galardões Campo Pequeno 2010”, seguindo-se uma Aula Prática de Toureio com a intervenção dos alunos que mais se destacaram nas tentas de sexta e sábado, os quais lidarão seis novilhos de São Torcato.