domingo, 15 de março de 2009

Acidente ontem de manhã num treino: forcado de Portalegre entre a vida e a morte


A tragédia voltou a bater à porta do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre. Onze anos depois da morte de Pedro Belacorça, vitimado pela farpa de uma bandarilha na arena do Campo Pequeno (1998) numa corrida "em honra" da Expo, outro jovem elemento do grupo luta neste preciso momento entre a vida e a morte no Hospital de São José, em Lisboa, para onde foi transferido num helicóptero do INEM às 19 horas, depois de grave acidente ocorrido esta manhã num treino que se realizou no tentadero da localidade de Esperança, uma freguesia de Arronches (Alentejo).
O forcado acidentado é Francisco Matias, de 25 anos, natural de Tolosa, pegador do Grupo de Portalegre há dois anos. Esta era a sua terceira temporada. A tragédia ocorreu quando Francisco realizava uma pega a uma vaca da ganadaria de Francisco Romão Tenório, em sorte de gaiola. Preparava-se, segundo elementos do grupo, para executar esta sorte na II Festa do Forcado, que em Abril se realizará na Arena D'Évora.
Embora dos "novos" do grupo comandado por Fernando Coelho, Francisco Matias (animador cultural num lar de idosos em Tolosa) era já considerado um dos futuros craques do Grupo de Portalegre.
A vaca projectou-o com arrepiante violência contra a parede do tentadero e Francisco ficou logo inanimado na arena. Gerou-se o pânico e esperou-se o pior. O forcado foi transportado para o Hospital de Portalegre, onde já pouco foi possível fazer para o salvar. Os médicos diagnosticaram "morte cerebral". Às sete da tarde, um helicóptero do INEM transportou Francisco Matias para o Hospital de São José, em Lisboa, onde lhe foi confirmado o diagnóstico fatal.
Neste momento, o forcado está ligado à máquina, mas as hipóteses de se salvar são mínimas.

7 comentários:

  1. Força Francisco! Todos sabemos que és um lutador! A tua garra farte-a vencer esta etapa!

    ResponderEliminar
  2. Quem te conhece sabe o que és e como és!
    FORÇA FRANCISCO!
    Estamos aqui a lutar por ti!

    ResponderEliminar
  3. infelizmente ja nao temos o francisco junto de nos. mas de certeza que deus te recebeu de braços abertos. fos-te uma pessoa que ficou no coraçao de muia gente. descansa em paz

    ResponderEliminar
  4. Embora não o conhecesse nunca se esquece um homem de coragem pa enfrentar uns animais como estes! Acompanho tambem um grupo de forcados e sei o quão é dificil ver uma pessoa de quem gostamos, ou mesmo admiramos na frente dum toiro. Força Grupo, familia e amigos e Descansa em paz Francisco!!

    ResponderEliminar
  5. Descança em paz...foi um homem com grande garra...o adeus..

    ResponderEliminar
  6. Descança em paz francisco.

    ResponderEliminar
  7. 1 destes dias quando os seres humanos deixarem de ser burros,as touradas se vão intitular de humanadas,toiros nas bancadas a assistir e uma besta de 1 homem a ser cornado pelo maravilhoso toiro a faze-lo sofrer a ver se gostam!
    De uma maneira ou de outra,desejo descanso a este que faleceu mas tentem pensar como deve ser e ponham-se no lugar de 1 toiro e tentem sentir o que ele sofre!

    ResponderEliminar