segunda-feira, 27 de julho de 2009

A aficion foi a Cabeço de Vide


Nada melhor para homenagear um aficionado do que uma corrida de toiros, foi assim que Cabeço de Vide homenageou um filho da Terra, António Manuel Silva Gomes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Fronteira, recentemente falecido. As suas gentes encheram por completo a praça de Cabeço de Vide isso prova o quanto era querido na sua Terra, pois não há memória desta praça registar uma enchente como a de ontem.
Sentimos que foi uma homenagem pura e merecida, pelas palavras do Presidente da Câmara de Fronteira, pelas do Sr Governador Civil de Portalegre e pelas do Crítico Lourenço Mourato, mas sobretudo pelo ambiente vivido e pelo respeito durante os actos.
As emoções mais fortes foram certamente para a Sua Esposa, que além da dor da enorme perda, tinha o peso de seu filho actuar pelo grupo de forcados de Portalegre, que aceitou pegar sozinho esta corrida; António Gomes abriu praça com uma pega de caras brindada ao céu á memória de seu Pai, e como se não bastasse ainda realizou uma emotiva cernelha; tarde difícil para esta Senhora confortada de certo pelo triunfo do seu filho, e pelo reconhecimento verdadeiro que as suas gentes prestaram ao seu marido.
A empresa apostou e bem num curro de novilhos toiros da ganadaria Espanhola José Luís Pereda.
Francisco Cortes desenvolveu uma primeira lide de enorme valor, com grande ligação das sortes e elevada plasticidade, chegando ao público facilmente. Na sua segunda lide esteve também em grande nível, e assim arrancou de forma motivada de caras a Alcáçovas onde toureava nessa mesma noite. Cortes é um toureiro de emoção e de garra que o público aprecia, infelizmente não é esta a opinião da maioria dos nossos empresários, perde assim o aficionado.
Vítor Ribeiro também veio a esta corrida para triunfar deixando em praça todo o seu profissionalismo, demonstrou assim ao público presente o bom momento que atravessa e brindou o público com duas lides de excelente nota, saindo também em plano de triunfo desta agradável corrida.
Joana Andrade não teve a mesma sorte que o seus colegas, cabendo-lhe os piores toiros da corrida, o toiro mais pesado e o mais leve, mas ainda assim esta cavaleira, praticante ainda, não virou costas á obra que tinha pela frente, e no seu primeiro desenvolveu uma boa lide com garra frente a um difícil toiro, que ainda lhe motivou uma enorme queda da qual a cavaleira saiu de forma valente e airosa, demonstrativa da vontade que tem em singrar neste difícil Mundo dos toiros, no seu segundo pouco pode fazer face ao toiro que tinha pela frente, ainda assim conseguiu alguns ferros de boas nota que o público reconheceu com fortes aplausos premiando a raça da cavaleira.
A forcadagem abriu praça António Gomes á terceira, Ricardo Almeida á primeira, Tiago Parreira á primeira, Francisco P. á terceira, uma cernelha á primeira entrada por Nelson Balsas e António Gomes e fechou praça José F. á primeira tentativa.
Volta á arena para o ganadero de Huelva, José Luís Pereda, pelo bom jogo do curro enviado, aposta ganha da empresa que escolheu para esta corrida uma das ganadarias de maior postin na vizinha Espanha.
Dirigiu de forma acertada esta corrida o Exmo Sr Ricardo Pereira, coadjuvado pelo Medico Veterinário Dr José Guerra, abrilhantou a Banda Municipal Alterense.

Sem comentários:

Enviar um comentário