quarta-feira, 29 de julho de 2009

Tarde de aficion na Póvoa do Varzim


Foi com casa cheia e um ambiente extraordinário, que a Monumental da Póvoa de Varzim voltou a abrir as suas portas, para mais uma corrida TV, sendo esta a XIII grande corrida TV Norte. De salientar, a excelente organização da Casa do Pessoal da RTP, com a colaboração do Sr. Manuel Gonçalves. O cartel era composto por António Telles, Luís Rouxinol, João Salgueiro, Rui Fernandes, Marcos Bastinhas e Isabel Ramos, que disputavam entre si o Troféu da Casa do Pessoal da RTP, para a melhor lide, bem como, os Grupos de Forcados Amadores da Moita, Cascais e Ap. da Chamusca, que disputavam entre si o Troféu da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, para a melhor pega. Estavam também anunciados 6 toiros da Ganadaria Manuel Veiga, mas que por motivos imprevistos, sairam à arena 3 toiros de Manuel Veiga e 3 toiros do Eng. Ruy Gonçalves.

Abriu a corrida o cavaleiro mais velho de alternativa, António Telles, que lidou o toiro nº79, de 4 anos de idade, com 490kg, da Ganadaria Manuel Veiga. Brindou a sua lide ao público que preenchia as bancadas da Catedral Nortenha da Aficion. Recebeu o toiro à "Porta Gaiola", que não resultou como desejaria, visto que o toiro não investiu no cavalo. Cravou 3 compridos à tira, regulares. Nos curtos, o cavaleiro da Torrinha, esteve bem, com destaque para a preparação e cravagem do 1º, 3º e 4º ferros. De realçar, que o 5º e último ferro, já foi a mais, cravando-o depois de uma passagem em falso.
Para pegar este toiro, saltou à arena o Forcado Hélio Roma, do Grupo de Forcados Amadores da Moita, que brindou a sua pega à Drª Ana Freixo. Com um cite pouco vistoso e a provocar uma reunião dura, pegou à 1ª tentativa, com muita vontade e garra, numa pega onde os ajudas podiam ter estado bem melhor.

A Luís Rouxinol, coube-lhe lidar o toiro nº73, de 4 anos de idade, com 500kg, da Ganadaria Manuel Veiga. Brindou a sua lide à Drª Ana Freixo. O toiro saiu destraído, encontrando-se completamente "perdido" na arena. O cavaleiro viu-se obrigado a meter o 1º comprido com o toiro parado, este que ficou dianteiro e descaído. Colocou mais 2 compridos, regulares. Nos curtos, o cavaleiro de Pegões, esteve muito bem, com destaque para a preparação e colocação do 1º, 3º, 4º (violino) e 5º (palmo) ferros, superiormente rematados. Também colocou um bom par de bandarilhas, a meter o público em delírio. Luís Rouxinol, deu a volta a um manso de Manuel Veiga. Uma grande lide!
Para pegar este toiro, saltou à arena o Forcado Joel Zambujeira, do Grupo de Forcados Amadores de Cascais, que brindou ao Sr. Manuel Gonçalves. Com um cite bonito, esteve bem na reunião, com o toiro a sair com muita pata, pegou à 1ª tentativa, com uma grande 1ª ajuda. Pena que o grupo não tenha dado mais vantagens ao toiro.

A João Salgueiro, coube-lhe lidar o toiro nº84, de 4 anos de idade, com 520kg, da Ganadaria Manuel Veiga. Brindou a sua lide ao Sr. Manuel Gonçalves. Recebeu bem o toiro no centro da arena, dobrando-se muito bem. Cravou 2 compridos bons, pena que o 1º tenha ficado um pouco traseiro. Nos curtos, o cavaleiro de Valada, esteve bem, colocando 5 ferros curtos, com destaque para o 1º, 2º e 3º, sendo este último um grande ferro. Nos dois últimos ferros, as coisas não correram da melhor forma, tendo falhado a colocação do ferro e levado um toque na montada. Uma lide de mais a menos.
Para pegar este toiro, saltou à arena o Forcado António Melara Dias, do Grupo de Forcados Amadores do Ap. da Chamusca, que brindou a sua pega ao público. Com um cite pouco vistoso, esteve mal na reunião, sendo desfeitiado ao 1º derrote. Na 2ª tentativa, já com as ajudas carregadas, esteve bem na reunião e aguentou mais o toiro, pegando à 2ª tentativa, bem ajudado por todo o grupo.

A Rui Fernandes, coube-lhe lidar o toiro nº61, de 4 anos de idade, com 460kg, da Ganadaria Eng. Ruy Gonçalves. Brindou a sua lide ao Drº Carlos Ferreira (através das câmeras da RTP). O toiro saiu um pouco distraído, mas o cavaleiro recebeu-o bem. Cravou 2 compridos bons, tendo sido apertado contra tábuas quando se preparava para cravar o 2º comprido. Nos curtos, destaque para a preparação do 2º, 3º e 4º ferros, muito bem rematados. Falhou o 5º ferro, tendo-se desiquilibrado, o que resultou numa queda, tendo sido "massacrado" pelo toiro no chão. Bonito de se ver, foi a preocupação e atitude dos que saltaram a trincheira para ajudar o cavaleiro naquele momento de apuro. Voltou, já com outro cavalo, para colocar mais 1 ferro de palmo. Na volta, foi muito acarinhado pelo público.
Para pegar este toiro, saltou à praça o Forcado Tiago Bernardo, do Grupo de Forcados Amadores da Moita, que brindou ao Sr. Manuel Gonçalves e ao seu Cabo (Fernando Rodrigues). Com um cite bonito, foi muito para cima do toiro, não recuou, saindo ao 1º derrote. Na 2ª tentativa, foi novamente muito para cima do toiro, mas conseguiu sacar-se, aguentou mais o toiro e reuniu melhor, concretizando a pega, com as ajudas a serem oportunas por parte dos 3ª ajudas.

A Marcos Tenório "Bastinhas", coube-lhe lidar o toiro nº56, de 4 anos de idade, com 465kg, da Ganadaria Eng. Ruy Gonçalves. Brindou a sua lide à Drª Ana Freixo. Recebeu muito bem o toiro, ligando-se bem ao mesmo. Cravou 2 compridos bons à tira. Nos curtos, o cavaleiro de Elvas, esteve muito bem, colocando 4 ferros curtos e 2 ferros de palmo muito bons, ao qual foi bastante aplaudido pelo público. Uma lide boa e alegre do jovem Marcos Tenório.
Para pegar este toiro, saltou à praça o Forcado Luís Amador, do Grupo de Forcados Amadores de Cascais, que brindou ao Sr. Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim. Meteu-se logo a mais de meia praça, com um cite comunicativo, não reuniu bem, tendo-se empranchado. Na 2ª tentativa, sem calma nenhuma, aconteceu a mesma coisa que na 1ª tentativa. Na 3ª tentativa, a sesgo e com as ajudas carregadíssimas, concretizou a pega.

A Isabel Ramos, coube-lhe lidar o toiro nº58, de 4 anos de idade, com 440kg, da Ganadaria Eng. Ruy Gonçalves. Brindou a sua lide ao cavaleiro Rui Fernandes. Iniciou a lide com uma "Porta Gaiola" ao pé dos curros. Recebeu muito bem o toiro. Meteu 2 compridos, no 1º levando um grande toque. Nos curtos, a cavaleira Algarvia, fez de tudo para dar a volta ao toiro que lhe calhou em sorte (pior da corrida). Com o toiro a querer tábuas, Isabel teve de se esforçar imenso para o tirar de lá. Colocou 4 ferros curtos e 1 ferro de palmo bons e bem rematados. Lide positiva de Isabel Ramos, que está a evoluir de corrida para corrida.
Para pegar este toiro, saltou à praça o jovem Forcado Francisco Montoya, do Grupo de Forcados Amadores do Ap. da Chamusca, que brindou a pega aos "Amigos do grupo do Ap. da Chamusca" (através da câmeras da RTP). Com um cite bonito, recuou e reuniu muito bem, fechando-se à barbela, executando uma grande pega, bem ajudada por todo o grupo.
Vencedor do Troféu da Casa do Pessoal da RTP - Luís Rouxinol
Vencedor do Troféu da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim - Francisco Montoya (Ap. da Chamusca).
Abrilhantou a corrida a Banda Filarmónica da Nazaré.
Dirigiu a corrida o Delegado Técnico Tauromáquico Sr. Agostinho Borges, acessorado pelo Médico Veterinário Drº Francisco Barata.

Sem comentários:

Enviar um comentário