terça-feira, 1 de setembro de 2009

Faleceu D. José João Zoio


Foi na tarde desta segunda-feira que faleceu o cavaleiro D. José João Zoio.

Até ao momento desconhemos qual a causa da sua morte, apenas sabemos que foi encontrado em sua casa já sem vida.

De seguida apresentamos-lhe um pequeno historial deste cavaleiro que deixa muitas saudades:

"José João Zoio nasce em Almada no dia 1 de Outubro de 1949.

Na sua quinta na Praia das Maçãs, desde tenra idade começa a montar a cavalo e a ter grande aficion pelos toiros.

Como grande amigo de José Maldonado Cortes, José João Zoio recebe os seus ensinamentos, e conselhos, de modo a prepara-lo para esta dificil arte, que é o toureio a cavalo.

Estreia-se como cavaleiro amador, na Praça de Touros da Nazaré, no dia 25 de Agosto de 1968. A sua actuação em público, é muito meritória, pois o toureio que praica é "frontal", bregando com segurança, descrevendo as sortes com muito temple.

A partir deste momento, continua a tourear, evoluindo temproada após temporada, e os êxitos obtidos são cada vez maiores, até que chega uma altura, em que começa a participar em corridas de maior importancia, alternando já, com muitos dos nossos cavaleiros profissionais.

Quandp se sente preparado, e apto a assumir a responsabilidade dum doutoramento, eis que surge a sua alternativa , no dia 27 de Maio de 1973, na Praça de Touros do Campo Pequeno sendo seu padrinho o Mestre João Branco Núncio, e testemunham o acto os cavaleiros Fernando de Andrade Salgueiro, Gaston Santos, Frederico Cunha e Luis Miguel da Veiga.

A primeira actuação de José João Zoio como profissional, não deixa duvidas de que estamos perante uma futura grande figura do nosso toureio equestre, pois dando vangatem aos toiros e primazia à investida, cita de praça a praça, arranca recto e com moderação, para reunir depois nos médios, de poder a poder, enganando o suficiente, e passar para lá do piton da sorte, cravando de alto a baixo, rodando sobre o corno direito, enfim uma actuação impecável a todos os níveis." (Fonte: Um Século de Toureio Equestre em Portugal)


À ilustre Família enlutada, o bolasetetouradas.blogspot.com endereça os mais sentidos pêsames.

2 comentários:

  1. Tive a honra de conheçer João Zoio(como o meu pai o tratava),ia muitas vezes buscar o meu pai a casa e dali seguiam para o Campo Pequeno ou para outro lado.
    Eram muitos amigos!
    Eu era uma criança de 4-5 anos,mas lembro-me muito bem.Da sua postura,da maneira de ser,que era dóçil,de ser um Grande Senhor,não só dentro,mas também fora dela.Muito mais haveria para dizer ,mas o espaço é pequeno.
    Os nossos mais sentidos pêsames
    ANA Pombal e Rosário Lico.

    ResponderEliminar
  2. Grande senhor,jose carlos

    ResponderEliminar