sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vinhais inaugura Praça de Toiros no próximo dia 12

Esta é uma grande notícia que, pelo menos à Tauromania, estava a passar despercebida: no próximo dia 12 de Fevereiro Vinhais não só receberá uma corrida de toiros, curiosamente a primeira corrida formal do ano 2011, como nesse mesmo dia inaugura a sua Praça de Toiros.

A inauguração de uma Praça de Toiros será sempre uma grande noticia para a afición e é-o ainda mais quando essa Praça de Toiros é a primeira a ser inaugurada num Distrito, neste caso no Distrito de Bragança. Vinhais será assim a Praça de Toiros mais a norte de Portugal.

O desenvolvimento do projecto da Praça de Toiros de Vinhais é um esforço desenvolvido desde 2008, adaptando-se um espaço destinado ao Mercado de Gado e às tradicionais Chegas de Touros, que se transformou num belíssimo recinto capaz de receber qualquer evento taurino. Nos últimos anos já se realizaram espectáculos neste recinto mas ainda com as obras por concluir.

O Presidente do Municipio de Vinhais, Américo Ferreira, afirmou à Toiros & Cultura que "Vinhais se orgulha de ter a praça de toiros mais a norte do País e contribuir para a divulgação e promoção da festa brava enquanto património cultural de todos, permitindo aos portugueses em geral e aos vinhaenses em particular o acesso à cultura e tradição do nosso povo em contexto local". Disse ainda que "Vinhais espera de braços abertos todos os aficionados!".

A inauguração da Praça de Toiros de Vinhais, com todas as suas valências prontas, dá-se com um espectáculo organizado pela empresa Toiros & Cultura, de Paulo Pessoa de Carvalho, que considerou "uma honra estar associado à organização daquela que será com toda a certeza uma Corrida de Toiros histórica para a Festa. Num momento conturbado como o que actualmente vivemos, em que as certezas são cada vez menores para qualquer actividade, numa altura em que a tauromaquia é alvo de tantos ataques, estamos perante uma magnífica realidade, que é a inauguração de uma nova praça de toiros".

Paulo Pessoa de Carvalho não quis deixar de "expressar publicamente o agradecimento ao Dr. Américo Pereira (ndr: Presidente do Municipio de Vinhais), pela sua importante contribuição para a preservação dos nossos valores culturais e do nosso património histórico!".

Sem comentários:

Enviar um comentário