terça-feira, 15 de setembro de 2009

Boa tarde de touros em Vila Viçosa


Tal como é tradição já há vários anos, a Praça de Touros de Vila Viçosa abre as suas portas para receber a corrida de touros por ocasião das Festas dos Capuchos e este ano não fugiu à regra. A empresa de Mestre David Ribeiro Telles, montou um cartel com a família Telles, António, Manuel e João Jr, perante touros David Ribeiro Telles. As pegas estiveram a cargo dos Amadores de Vila Franca, num dia em que se fardaram antigos e actuais para homenagear o antigo forcado João Costa “Platanito”.

No que diz respeito ao publico, preencheu mais de meia casa, estando assim bem composta a castiça e bem cuidada praça de touros de Vila Viçosa.

Nesta tarde em que as trovoadas ameaçavam, saíram à arena cinco touros de David Ribeiro Telles e um Vale Sorraia(5º), que no geral saíram bem apresentados e dando bom jogo, proporcionando assim um bom espectáculo na “princesa do Alentejo”.

Abriu praça António Telles, que veio a Vila Viçosa deixar a sua classe e maestria. Realizou duas lides de grande nível, aproveitando da melhor forma as qualidades dos astados. Realizou o toureio clássico que lhe é característico, indo de frente para os touros, em sortes bem preparadas e rematadas, deixando a ferragem de alto a baixo e ao estribo.

Também Manuel Telles Bastos, veio a Vila Viçosa mostrar a sua classe. Realizou duas lides correcta, a entender os seus oponentes e sempre com a preocupação de lhe mudar os terrenos. Deixou ferros de boa nota, também eles de alto abaixo e ao estribo. Na segunda lide, o Vale Sorraia que tinha pela frente saltou as tábuas, o que fez com que o publico desviasse a atenção da lide de Manuel.

João Telles Jr, não quis ficar atrás do seu tio e do seu primo. Foram duas lides com grande ligação com o publico e com o touro. Em ambas as lides movimentadas e alegres, indo recto para o touro e cravando bons ferros culminando a primeira lide com um par de bandarilhas a duas mãos e a segunda com um ferro de palmo.

No que diz respeito à forcadagem, a tarde foi de boas pegas. Foram caras Ricardo Castelo, à primeira, Nuno Compridos, à terceira, Rui Godinho, à terceira, Pedro Henriques, à primeira, numa pega emotiva, em que o touro e forcados entram pela trincheira dentro. Foram ainda caras Bruno Casquinha, à primeira e a terminar Bruno Tome e Carlos Silva, numa cernelha á primeira entrada. Nesta cernelha há que salientar o excelente trabalho dos campinos, que no final também foram chamados à arena.

Nesta tarde em que foi homenageado João Costa “Platanito”, o espectáculo foi dirigido pelo Sr. José Tinoca assessorado pelo Dr. Salter Cid, tendo como cornetim Hélio Tique.

Sem comentários:

Enviar um comentário