quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Bom ambiente em Samora e touro Silva a triunfar


No passado dia 17 de Agosto, Samora Correia recebeu mais uma corrida de toiros, com o aliciante de um concurso de ganadarias por ocasião das suas festas locais.
Perante um Miura de fraca apresentação, abriu praça Joaquim Bastinhas que não teve igual a si próprio, efectuando uma lide com pouco interesse e sem história, resignando-se à cravagem da ferragem da ordem numa atitude de desinteresse e de desrespeito para com o público presente, foi assobiado e não deu volta.
Foi a cara pelos amadores de Vila Franca, Márcio Francisco que pegou à primeira.
Seguiu-se um toiro Prudêncio com boa apresentação e colaborador que a cavaleira Sónia Matias aproveitou para deixar uma boa imagem, com uma lide alegre e a puxar por um público que a tem acarinhado ao logo da sua carreira levou água a bom porto, destacando-se no terceiro curto e na rosa com que finalizou a sua actuação.
Pelos amadores de Alcochete, Ricardo Mota não descurou as expectativas e respondeu à pega anterior com a mesma moeda, pegou igualmente à primeira.
A Pedro Salvador cavaleiro da terra, coube-se um exemplar Lopes Branco que saiu com muita pata e que colheu com alguma violência o cavalo, no entanto o cavaleiro mostrou valentia e aguentou-se bem e cravou bem a ferragem comprida, sendo que na curta deparou-se com dotes de manso e só conseguiu brilhar, pisando terrenos de dentro, arriscando e cravando no limite ao piton ao contrario dois ferros de boa nota, um deles sem duvida dos melhores da noite, os quais fizeram vibrar o publico.
Novamente pelos amadores de Vila Franca pega protagonizada à primeira desta feita por Pedro Henriques.
O melhor toiro estava reservado a Marcos Tenório, um belíssimo exemplar António Silva de excelente apresentação, bravíssimo e muito nobre, de resto vencedor dos dois prémios em disputa, o de bravura e apresentação. O herdeiro da casa Bastinhas mostrou-se muito voluntarioso e recebeu bem o toiro mas teve uma lide de mais a menos. O toiro levou demasiados capotazos para uma lide a cavalo, e destacamos um violino emocionante depois de algumas tentativas e duas rosas a pedido do público que tiveram bregas e adereços que vieram a mais.
Como diz o povo melhor toiro, melhor pega, forcado da terra.. José Maria Vinagre, que pega nos amadores de Alcochete, à primeira de forma soberba a levantar a praça!
Francisco Palha, o "Margaça", recebeu bem o Cunhal Patrício, destaque para o terceiro curto onde bregou muito bem e a colocar o seu oponente nos médios e de alto a baixo a cravar com mandam as regras. Pena foi a pouca ligação ao público, no entanto foi um lide correcta pautada pela regularidade.
Pega mais complicada da noite, pois Flávio Henriques dos amadores de Vila Franca saiu lesionado da primeira tentativa e foi dobrado por Bruno Casquinha que pegou de forma valente e ainda assim recusou a dar volta, pega esta merecedora de volta!
O Conde Cabral, ultimo exemplar a concurso estava reservado a Tomás Pinto, o único cavaleiro Praticante em praça que recebeu serenamente o toiro e a rubricar uma actuação muito acertada e positiva, uma das melhores da noite, da qual destacamos para alem dos curtos de boa nota, um palmito cravado com perícia e causador de muita emoção.
Daniel Esteves não teve problemas e fechou o ciclo de pegas pelos amadores de Alcochete com uma igual pega à primeira.
Para o final estava reservada a apresentação na sua terra natal, da cavaleira amadora Verónica Cabaço perante um novilho extra concurso, também ele, um Conde Cabral por sinal muito bom. Apesar de nervosa teve uma actuação muito agradável e alegre, para quem nunca a tinha visto foi de facto uma surpresa. Com a simpatia do costume teve grande ligação com público, que correspondeu com grande entusiasmo a três curtos muito bem desenhados, sendo um deles ao piton ao contrário, considerado um dos melhores ferros da noite. Meteu a carne no assador, deixou água na boca e foi fortemente ovacionada!
Fecharam praça com a ultima pega um grupo composto pelas duas formações, liderado por Cristiano Veloso dos amadores de Vila Franca que se fechou e bem à primeira tentativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário