segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Êxito absoluto na 10ª Corrida "Farpas"!


Superou todas as expectativas e foi mesmo, na opinião unânime de aficionados que assistiram, uma das grandes e mais marcantes corridas desta temporada. Domingo, o Coliseu Figueirense (praça de toiros da Figueira da Foz) assistiu a uma inolvidável tarde de toiros, que teve por protagonistas os "Quatro Magníficos" da Família Moura - João, João Júnior, o novilheiro João Augusto Moura e o amador Miguel Moura - e ainda uma fantástica "selecção" de forcados composta por antigas glórias da arte de pegar toiros, sob a chefia do histórico Francisco Costa, ex-cabo dos Amadores Lusitanos, grupo formado especialmente para a corrida do jornal "Farpas" depois de a Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) ter coagido os dois grupos anunciados (Portalegre e Coimbra) a participar neste espectáculo, em nome de um ilegal, anticonstitucional e reprovável veto ao semanário de Miguel Alvarenga, como "vingança" pelas posições críticas ali assumidas contra a prepotência do presidente da dita associação.
O grupo de antigas glórias honrou a nobre arte de pegar toiros, foi uma das grandes sensações da tarde e teve no fim chamada especial à arena, como prémio da valentia e do pundonor de todos os seus valorosos elementos.
Ovação especial também para o Grupo de Forcados Amadores da Escola Agrária de Coimbra, sob o comando de Jaime Cortesão (que fez brilhante pega ao primeiro intento), que actuou no espectáculo-extra de "variedades taurinas", repartindo o êxito com o genial Miguel Moura.
A corrida registou uma enchente de três quartos da lotação do bonito Coliseu Figueirense, foi bem dirigida por Pedro Reinhardt e contou com a presença de vários famosos, entre os quais Pedro Santana Lopes, brindado por forcados e também por Moura Júnior. Brindados também o empresário Manuel Gonçalves, o director e a directora-adjunta do "Farpas", M. Alvarenga e Solange Pinto e ainda o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Duarte Silva e o bandarilheiro Pedro Gonçalves, a quem José Luis Figueiredo dedicou a sua pega, uma sorte executada apenas pelos antigos forcados que integravam este grupo, entre os quais e para além do cabo Francisco Costa, Silvino Bento, João Lira, Francisco Vassalo, João Vicente, Luis Benard e o popular cronista e ex-forcado João Cortesão, que se fardou especialmente nesta corrida num acto solidário para com o jornal, depois do deplorável veto da ANGF.
Esta corrida, para além do enorme sucesso que constituiu, foi também marcante por simbolizar a "primeira pedra" na construção (formação) de uma nova e necessária (cada vez mais!) associação de forcados - cujo embrião está criado e vai agora avançar depressa e em força!
Na próxima quinta-feira, não perca no semanário "Farpas" uma grande reportagem sobre este grande acontecimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário