sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A bomba! Grupo de Forcados da Amizade, capitaneado por Francisco Costa, pega X Corrida "Farpas" depois da ANGF ter "proibído" Portalegre e Coimbra


É a bomba da semana e uma das maiores e mais surpreendentes novidades da temporada: depois de a Associação Nacional de Grupos de Forcados ter coagido os grupos de Portalegre e de Coimbra a não actuarem na X Corrida "Farpas", sob pena de os expulsarem (atitude anti-constitucional, ilegal e passível da prática de um crime público de coacção), a organização desta prestigiada e mediática corrida de toiros, que no próximo dia 16 se realiza no Coliseu Figueirense (praça de toiros da Figueira da Foz) com cartel formado pela Família Moura (João, João Júnior, Miguel e o novilheiro Augusto Moura) incubiu ontem o antigo cabo dos gloriosos e sempre recordados Forcados Amadores Lusitanos, Francisco Costa Montezo, de formar um grupo a que se chamará Grupo de Forcados da Amizade (Veteranos e Actuais) para assegurar a presença da forcadagem, ícone da nossa tauromaquia, neste grandioso espectáculo.
"Não lhe chamaremos selecção, por considerar que uma selecção de forcados é sempre um grupo composto por elementos no activo e neste caso fui buscar antigas glórias da forcadagem e alguns actuais, por forma a garantir as pegas dos quatro toiros de Romão Tenório", explica Francisco Costa (na foto).
"Lamento a atitude da ANGF, nem a comento sequer, apenas direi que é uma honra enorme capitanear este grupo de valentes que vai honrar as jaquetas de ramagens e a arte de pegar toiros numa corrida de tanto prestígio e renome como a do jornal 'Farpas', do meu querido amigo Miguel Alvarenga e, para mais, pertencendo a organização a um empresário tão carismático como o Senhor Manuel Gonçalves", acrescenta ainda o ex-cabo dos Lusitanos.
Em breve revelaremos a constituição completa deste grupo que pegará no próximo dia 16 na Figueira da Foz na Corrida "Farpas".
A ANGF emitiu esta semana um comunicado, dado à estampa no site "Tauromania", onde mantinha a posição (ilegal) assumida no início deste ano de vetar a Corrida "Farpas". O comunicado estava assinado pelos cinco membros da direcção da associção, mas dois deles - José Luis Gomes e Tiago Prestes - já se demarcaram desse documento, garantindo ao nosso jornal que não o subscreveram, nem tão pouco tiveram dele prévio conhecimento.
José Luis Gomes, por exemplo, foi alertado pelo jornal "Farpas" para a existência desse comunciado publicado no site referido e só depois o foi ler, reafirmando que não assinou "absolutamente nada" e que desconhecia por completo a feitura do mesmo.
Já Tiago Prestes garantiu a um amigo comum do director do "Farpas" que também não teve nada a ver com o comunicado, apesar de pertencer, de facto, à direcção da ANGF, acrescentando até que "não sou de fazer comunicados desse teor, se tivesse alguma coisa a dizer ao Miguel Alvarenga ou ao jornal 'Farpas', dizia-o na cara, como sempre fiz, sem rodeios".
Foto D.R.

1 comentário:

  1. Há cerca de 24 anos tive o previlégio de conhecer Francisco Costa(Forc.Lusit.)e devo dizer que o achei um homen de grande carisma e boa disposição.Conheci também José Pedro Faro entre outros e todos eles homens com H grande
    Lena Maria

    ResponderEliminar