terça-feira, 18 de agosto de 2009

Tradicional Corrida de 17 de Agosto em Coruche


- Praça de Toiros: Coruche

- Data: 17 de Agosto de 2009, às 18H15 horas

- Empresa: ToiroLindo

- Ganadaria: 6 Toiros de Branco Núncio

- Cavaleiros: João Moura, António Telles, Rui Fernandes e Isabel Ramos

- Grupos de Forcados: Forcados Amadores de Coruche (antigos e actuais), capitaneados por Amorim Ribeiro Lopes

- Assistência: Praça com 3/4

- Delegados da IGAC: Delegado técnico tauromáquico Sr. Francisco Farinha, assessorado pelo médico veterinário Dr. José Luís Cruz

- Banda: Sociedade de Instrução Coruchense

A empresa ToiroLindo comemorou o seu X aniversário na tradicional corrida de 17 de Agosto, inserida nas Festas em Honra da Nossa Sr.ª do Castelo.

Lidaram-se seis toiros com o ferro e a divisa de Passanha, sérios e muito bem apresentados de tipo, mas foi um curro que transmitiu pouco, saíram mansos e com pouco “gás”. Acusaram na balança o1º 573 kg, o 2º 575 kg, o 3º 522 kg, o 4º 599 kg, o 5º 555 kg e o 6º 592 kg.

Abriram praça João Moura e António Telles na lide a duo, colocaram sem problemas a ferragem comprida da ordem e entenderam-se nas preparações das sortes para cravar os ferros curtos, estiveram ambos bem, pena o toiro não dar para mais.

Rui Fernandes lidou o segundo da tarde, recebeu-o à “porta gaiola” e teve uma saída bonita com o cavaleiro a aguentar bem a investida, pareceu-me que o toiro poderia transmitir mais, mas teve pela frente um Rui Fernandes igual a si próprio, que quer espetar ferros e fazer piruetas, esquecendo-se muitas vezes, que tem de tentar lidar o toiro.

Isabel Ramos toureou o terceiro da tarde, o menos pesado da corrida, mas chato de lidar, sofreu alguns toques, mas desenvencilhou-se sempre bem, esteve correcta nos compridos e cravou bons curtos.João Moura lidou o quarto da tarde, o mais pesado e também o que transmitiu mais, o cavaleiro de Monforte desenrolou uma lide muito ligada aproveitando assim bem o toiro, cravou bons ferros, com as sortes bem preparadas e bem rematadas, terminou com um bom ferro de palmo.

António Telles no quinto da ordem também o recebeu à porta dos curros, trazendo o toiro na garupa do cavalo e proporcionando uma bonita saída, esteve correcto e acertado na ferragem comprida, mas não esteve com tanto acerto no primeiro curto que ficou muito traseiro, redimiu-se e cravou ferros de verdade e com toreria, rematou a lide com um ferro de palmo.

Fecharam praça Rui Fernandes e Isabel Ramos com uma lide a duo, geralmente nas lides a duo é difícil avaliar o desempenho dos cavaleiros individualmente, mas ambos estiveram esforçados e empenhados em dar a volta a um toiro com muito pouca investida, em meu ver estiveram melhor na lide a duo que nas lides a solo, prepararam bem as sortes e cravaram bons ferros.

Os Amadores de Coruche como manda a tradição fardaram antigos e actuais, fazendo antes, durante e depois da corrida uma festa em que todos participam, na companhia de mulheres namoradas familiares e amigos do grupo.

É sempre de salutar um grupo que pega seis toiros, e em boa hora o fizeram. Os Passanha tiveram um comportamento diferente nas pegas, saíram rijos a empregar-se mas francos, os forcados estiveram à altura dos mesmos com valorosas intervenções.

Abriu praça o cabo Amorim Ribeiro Lopes, caminhou com serenidade, mostrou-se carregou e fez uma boa pega à 1ª tentativa, junto às tábuas o toiro ainda rodou e as ajudas não foram eficazes, mas o forcado teve vontade até ao fim.

Nuno Feijoca foi para a cara do segundo da tarde, forcado experiente e com traquejo, descompôs-se um pouco no momento da reunião não conseguindo fechar-se à 1ª tentativa, mais decidido na 2ª tentativa concretizou a pega.

Ricardo Dias foi para a cara do terceiro da ordem, toiro tardo de investida, o forcado teve que ir aos terreno de compromisso, na 1ª tentativa sofre um derrote de cima para baixo muito violento, impossível de ficar, na 2ª tentativa vem fechado mas não foi prontamente ajudado, pegou à 3ª com o toiro colocado nos médios.

Para a cara do quarto da ordem foi o forcado António Macedo, com um bonito cite mandou no toiro e este saiu quando o forcado quis, arrancou uma grande pega e com muita vontade à 1ª tentativa.

Rui Godinho, pequeno de tamanho mas enorme de alma, conhecido por (Peitaças) também fez uma grande pega ao quinto da tarde, mandou vir o “Passanha” e fechou-se com braços e pernas e veio colado como uma lapa na cara do toiro, concretizou à 1ª tentativa.

Fechou praça o forcado Pedro Crespim, que só consumou a pega à 4ª tentativa mas esteve sempre enorme e com vontade, com serenidade nunca perdeu os papeis. Na 1ª tentativa tem uma boa reunião mas sai por baixo e não é prontamente ajudado, na 2ª empranchou-se, na 3ª tentativa o toiro entrou muito rijo não conseguindo o forcado fechar-se, consumou a pega à 4ª tentativa com ajudas carregadas, o forcado não queria dar a volta no final mas o público exigiu que o fizesse, esteve bem o público e o forcado.

O Mais e Menos

+ A apresentação do curro enviado

- A pouca transmissão dos toiros nas lides a cavalo

Sem comentários:

Enviar um comentário